Gastronomia

Receita de moussaka

O Comitê Umami, grupo que divulga o quinto gosto básico do paladar humano no Brasil, preparou uma receita especial para o dia das mães. De origem grega, a moussaka (que se pronuncia “mussacá”), além de muito saudável, é um prato bem saboroso, pois vários dos ingredientes da receita são ricos no gosto Umami.
Descoberto em 1908 no Japão, e reconhecido cientificamente no fim do século 20, o Umami tem como uma de suas principais características a capacidade de tornar os pratos mais saborosos. A carne bovina, os tomates maduros e queijo parmesão ralado são alguns exemplos de alimentos ricos no quinto gosto, que fazem parte do moussaka.

INGREDIENTES
– 3 berinjelas médias fatiadas no sentido do comprimento (900 g)
– 3 colheres (sopa) de sal
– 2 litros de água
– 2 e meia colheres (sopa) de azeite de oliva
– 500 g de carne bovina moída
– 2 tomates maduros, sem pele e sementes, picados
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– óleo para fritura
– meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

MOLHO
– 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 3 xícaras (chá) de leite frio (600 ml)
– 1 colher (chá) de sal
– 3 colheres (sopa) de amido de milho

MODO DE PREPARO
Tempere as berinjelas com 1 e meia colher (sopa) de sal e cubra com a água. Deixe descansar por cerca de 1 hora, escorra e reserve. Enquanto isso, aqueça o azeite em fogo médio, junte a carne e o sal restante, e frite em fogo alto até mudar de cor (cerca de 10 minutos). Acrescente o tomate, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Prepare o molho: derreta a manteiga em fogo médio, junte 2 xícaras (chá) de leite e o sal, mexa e acrescente o amido de milho previamente dissolvida no leite restante. Cozinhe, mexendo sempre, até que o molho encorpe. Enxugue as berinjelas em papel-toalha e passe-as pela farinha de trigo. Frite-as em imersão, em óleo quente, e escorra. Forre o fundo de um refratário grande (35x22cm) e de bordas altas com fatias de berinjela e alterne com camadas de carne e berinjela. Cubra com o molho branco e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos, ou até gratinar a superfície. Retire do forno e sirva imediatamente.

RENDIMENTO
10 porções

TEMPO DE PREPARO
1 hora e 45 minutos