Geral

Economistas de presidenciáveis defendem menos burocracia

O cenário das micro e pequenas empresas brasileira foi tema central do evento Mitos & Fatos, realizado pela rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (22), em São Paulo. O evento contou com a presença do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e de assessores econômicos dos candidatos à Presidência da República, em painel sobre como melhorar as atividades do empreendedor no Brasil.

Na abertura do evento, Afif abordou os desafios enfrentados pelos empresários de pequenos negócios. “Quem carrega o país nas costas, em termos de geração de renda e emprego, é o pequeno. O Brasil real é composto por um universo de micro e pequena empresa fortemente em função do Microempreendedor Individual (MEI), que é o maior programa de inclusão econômica do mundo”.

A expectativa para tornar o ambiente dos pequenos negócios mais favorável, no próximo Governo, concentra-se em facilitar o acesso a crédito e permitir uma reforma fiscal. Afif foi entrevistado pelo jornalista Augusto Nunes e defendeu a ampliação do Simples Nacional. “Eu espero que quem seja eleito já saiba o que vai fazer desde o primeiro dia, pois o primeiro ano do Governo será estratégico para a estabilização econômica do país e as decisões passam pelas micro e pequenas empresas”. O presidente do Sebrae lembrou, na oportunidade, o documento com um conjunto de propostas voltadas à melhoria das políticas públicas voltadas para as pequenas empresas, que foi enviado aos candidatos à Presidência, na semana passada.

Cenário

O debate sobre como tornar o ambiente menos hostil para os pequenos negócios foi ampliado com o depoimento do empresário Matheus Moraes, do aplicativo 99; do diretor da Totvs, Juliano Seabra; do superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano; e do professor e coordenador de projetos da FGV, Marcus Salusse. A discussão foi mediada pelo jornalista Silvio Navarro. A conclusão foi que a burocracia é considerada o principal empecilho para quem está à frente de uma pequena empresa. “Todo mundo hoje quer fazer um sistema unificado, mas os sistemas não se conversam. Falta uma visão cooperativa entre as estruturas federativas, mas quando o poder público destrava, a sociedade responde”, afirmou Caetano. Ponto de vista defendido também por Seabra, “a simplificação deve ser o objetivo a ser alcançado para todos aqueles que empreendem”.

Um dos pontos altos do Mitos&Fatos ocorreu quando houve o debate entre os assessores econômicos dos candidatos à Presidência da República. Guilherme Mello, da equipe do presidenciável Fernando Haddad (PT), e Carlos Alexandre da Costa, assessor econômico de Jair Bolsonaro (PSL), discutiram o cenário para as MPE e as atividades para a retomada da economia no próximo mandato, detalhando a plataforma econômica de cada um. A reforma tributária foi ponto em comum entre os economistas. “O Brasil hoje tem um solo fértil para o empreendedorismo. Nós temos o sol, que é o mercado e o nosso povo, mas a água da chuva é capturada pelo Governo com uma burocracia grande e uma carga tributária enorme”, disse Costa. Já Mello afirmou que é preciso buscar instrumentos para derrubar as dificuldades, “precisamos enfrentar a estrutura tributária, que necessita ser reformada com simplificação dos valores,” destacou.

Botão Voltar ao topo