Geral

Biometria no segundo turno: como vai funcionar a votação no domingo

Para as localidades onde é utilizada a identificação do eleitor por meio da biometria a votação se dará de maneira simples, sendo solicitado ao eleitor a apresentação de um documento com foto, logo após ele tem que assinar o caderno de votação e colocar sua digital no micro terminal, dispondo de quatro tentativas, e em caso de não validar a identificação o eleitor vota normalmente, mesmo sem a biometria validada.

No primeiro turno das Eleições 2018, mesmo com alguns problemas o sistema biométrico funcionou e segundo o TSE teve um saldo positivo na avaliação da sua utilização, pois cumpriu o objetivo de trazer mais segurança na identificação dos cidadãos.

Neste segundo turno da eleição o eleitor não deve se surpreender se no momento da identificação o mesário pedir para que coloque sua digital no micro terminal, mesmo que ainda não tenha feito seu recadastramento biométrico. No entanto, esses cidadãos ainda deverão comparecer à Justiça Eleitoral no período em que forem realizadas as revisões biométricas em seus municípios.

E quem não votou no primeiro turno?

Eleitor que não votou no primeiro turno deverá votar neste domingo

Botão Voltar ao topo