DestaqueGeral

Brexit: ainda é hora de encontrar uma solução

Angela Merkel disse hoje (05/02), que "ainda há tempo" para encontrar uma solução para a saída do Reino Unido da União Europeia, menos de dois meses do Brexit

“Ainda há tempo” para encontrar uma solução para a saída do Reino Unido da União Europeia, disse terça-feira a chanceler alemã Angela Merkel, menos de dois meses do Brexit. “Por um lado, o tempo está se esgotando” e as empresas não podem ser submetidas a longos procedimentos alfandegários, disse Merkel a repórteres em Tóquio, perante representantes de empresas alemãs e japonesas. No entanto, acrescentou, “do ponto de vista político, ainda há tempo, e estes dois meses devem ser usados ??por todos os interessados”.

O Reino Unido deve deixar a UE no final de março, definido após um referendo em 2016. Merkel reconheceu que a “rede de segurança” ou “recuo” questão “complicou” as negociações do Brexit. A “rede de segurança” deve impedir o retorno de uma fronteira física entre a República da Irlanda e a vizinha província britânica da Irlanda do Norte. É considerado inimaginável por partidários de um claro divórcio com Bruxelas, que acredita que ligaria o país indefinidamente à União Européia. Este é um “problema claramente definido, que deve ser capaz de encontrar uma solução claramente definida”, disse Merkel. “Mas esta solução depende de qual será a relação futura entre a Grã-Bretanha e o Reino Unido.

“Como o lado britânico vê sua futura relação com a UE?”

“Será muito importante para nós saber exatamente como o lado britânico vê sua futura relação com a UE”, acrescentou a chanceler. Depois de se encontrar com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Merkel pediu na segunda-feira “criatividade” e “boa vontade em encontrar uma solução”. Mas ela também deixou claro que qualquer solução teria que ser encontrada apenas através da declaração política que acompanha o acordo Brexit, sem reabrir as negociações de saída. Representantes da Câmara dos Comuns viajaram a Bruxelas na segunda-feira para explorar meios com o executivo da UE para desbloquear a situação depois que o parlamento britânico rejeitou o acordo de retirada negociado com a UE.

Mas um dos oficiais da Comissão Européia, Martin Selmayr, classificou a reunião como “inconclusiva” e disse que “a UE fez bem em iniciar os preparativos para um Brexit sem acordo”. “Nos últimos dois anos temos lidado com a saída do Reino Unido, temos trabalhado mais estreitamente juntos do que nos anos anteriores”, brincou o chanceler com risos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios