BrasilDestaque

Enem 2019: planejar uma rotina de estudos é fundamental

Para se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é recomendável que os candidatos se preparem com antecedência. Por isso, começar a planejar uma rotina de estudos o quanto antes é fundamental. Este ano, o Enem acontece nos dias 3 e 11 de novembro e as inscrições devem ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio.

O primeiro domingo de provas terá questões de múltipla escolha relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Já no outro final de semana o Exame vai cobrar Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O conteúdo é extenso, mas com a devida organização do tempo das atividades, esse período pode ser mais tranquilo.

A disciplina durante o tempo de preparação é muito importante na rotina do estudante, lembra a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Maringá, Lucineia Aparecida Jorge Sgorlon Zavati. Para ajudar os estudantes nesse momento, ela preparou algumas dicas que podem ser muito úteis para organizar o estudo de forma a ter um melhor resultado na prova.

10 dicas para se dar bem no Enem:

• Não deixe para estudar na última hora: esse conselho é essencial para quem quer obter bons resultados. Estudar com tranquilidade e tempo para retomada de conteúdos trará bons resultados.

• Organize sua rotina com um plano de estudos: assim você consegue visualizar sua rotina semanal e distribuir os estudos por disciplinas e/ou conteúdos. Esse plano também possibilita um equilíbrio entre os estudos e o lazer, evitando estresse.

• Prepare o ambiente: organize os materiais que vai utilizar. É importante escolher um espaço silencioso e com pouca movimentação, assim você evita elementos de distração. Estudar em um local bagunçado pode tirar sua concentração.

• Cuide do seu corpo: para ter melhor rendimento, alimente-se bem e pratique exercícios físicos. O sono também é um importante elemento de equilíbrio e merece atenção. Respeite seu relógio biológico.

• Revise a matéria: o processo de revisão deve ser contínuo, por isso retome os conteúdos diariamente e organize um momento no final de semana para visualizar toda a matéria.

• Coloque em prática: faça exercícios e listas. Organize pequenos esquemas dos conteúdos estudados, utilize cores diferenciadas para destacar as informações relevantes, escreva à mão. Essas práticas ajudarão na formação de esquemas mentais e linhas de raciocínio.

• Leia muito: a leitura é essencial para ampliar vocabulário e estruturas mentais. Escolha textos e reportagens sobre assuntos interessantes, mas separe um tempo também para leituras prazerosas, como um livro de aventura ou romance.

• Fichas de leitura: verifique a lista das obras elencadas e coloque como meta a leitura de uma por mês. Durante a leitura, faça uma ficha, elaborando um pequeno resumo. Próximo ao vestibular, consulte suas fichas e relembre os pontos essenciais sobre cada obra.

• Utilize palavras-chave: essa técnica ajudará a lembrar das explicações e do contexto da sala de aula.

• Organize grupos de estudos com os amigos. Nessa dinâmica você pode ter explicações diferentes dos mesmos conteúdos, o que facilitará a compreensão. O trabalho em grupo também é um fator motivacional.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo