Geral

Agência Nacional de Águas lança aplicativo sobre chuvas e vasão dos rios

Os brasileiros podem, agora, ter em seus celulares os dados de chuvas e o nível e vazão dos rios de todos os cantos do país. A novidade vem do aplicativo Hidroweb Mobile. Criado pela ANA (Agência Nacional de Águas), ele auxilia o usuário a seguir informações coletadas nas mais de 3.000 estações hidrometeorológicas gerenciadas pela agência. Pode ser baixado gratuitamente.

O coordenador de dados e informações Hidrometeorológicas da ANA, Walszon Lopes, destaca que o aplicativo democratiza a informação. Segundo ele, a ideia surgiu devido à grande quantidade de celulares no Brasil. “Todo cidadão pode ver quanto choveu e o nível dos rios em suas cidades ou quando for viajar. Os dados são atualizados de hora em hora. A população poderá conferir os locais para passar ou não. “

Já sobre a aplicabilidade no setor de transporte, Lopes frisa que a ferramenta pode ser bastante útil para antecipar situações de risco. “Para o setor de transporte, é possível ver as condições das rodovias que são margeadas por rios, principalmente aquelas que não são pavimentadas e podem ser interditadas por causa das chuvas. Com o aplicativo, a empresa ou o motorista podem evitar a viagem ou local”, conclui.

O aplicativo da ANA ainda permite a busca da estação por nome, rio ou município onde se encontra. Ao encontrá-las, o usuário pode marcá-las como favoritas e visualizar os dados de interesse sem precisar realizar novas buscas. Outra função do Hidroweb Mobile é a disponibilização de vídeos sobre o monitoramento hidrometeorológico.

Botão Voltar ao topo