Gastronomia

Pacotinhos de lasanha

Ingredientes

Montagem
600 gramas de massa fresca para lasanha, espessura bem fina
1 receita de refogado de alho poro
200 gramas de queijo muçarela cortado em fatias finas
200 gramas de peito de peru defumado cortado em fatias finas
200 gramas de requeijão de consistência firme
1 receita de molho branco
1 forma retangular de 25 cm por 35 cm por 3,5 cm ou equivalente
35 pedaços de massa cozida al dente, com medidas de 16 cm por 14 cm

Refogado de alho poro
25 gramas de manteiga
2 colheres das de sopa de azeite
1 xícara das de chá de cebola cortada em cubos bem pequenos
2 xícaras das de chá de alho poró fatiado
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Molho branco
70 gramas de manteiga
75 gramas de farinha de trigo
1 litro de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
1 lata de creme de leite (opcional)

Para servir
Molho branco ou molho de tomate caseiro a seu gosto
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Modo de preparo: Refogado de alho poro. Leve ao fogo a manteiga, o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho poró, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue rapidamente. Utilize na montagem.

Molho branco: Coloque a manteiga em uma panela, leve ao fogo baixo e deixe derreter. Junte a farinha de trigo na manteiga e torre por 2 minutos em fogo baixo, mexendo constantemente. Acrescente aos poucos o leite frio e misture bem com um fouet até obter um creme bem cozido. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Deixe esfriar, acrescente o creme de leite, bata em batedeira e utilize na montagem.

Montagem: Coloque uma camada do molho no fundo da travessa. Distribua a massa de lasanha cobrindo toda a travessa. Distribua o refogado de alho poró e pequenas porções de requeijão.

Faça uma camada fina de molho e cubra com a massa. Faça camadas intercalando queijo, peito de peru e massa. Termine com uma camada de molho, embale bem a forma com filme plástico e leve à geladeira por 12 horas ou ao freezer por 6 horas. Retire a forma da geladeira ou do freezer e corte em quadrados de 5 cm. Coloque cada quadrado em um pedaço de massa de lasanha de 17 cm por 14 cm, embrulhe como um pacotinho e reserve. Coloque os pacotinhos em refratários individuais ou a seu gosto, cubra com molho de sua preferência, salpique o queijo parmesão por cima e leve ao forno preaquecido a 220ºC por aproximadamente 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.

Observação: Tempo de preparo 2 horas mais tempo necessário de freezer ou geladeira. O rendimento será de 35 mini porções.

Dica: Você pode deixar os pacotinhos bem embalados, no freezer por 3 meses. No dia que for servir, retire do freezer e deixe na geladeira já montado para levar ao forno.

Botão Voltar ao topo