Geral

Campanha Faça Bonito ganha ações em Novo Hamburgo

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em encontros pela sensibilização da sociedade

Neste ano, mais uma vez, o dia 18 de maio marcou a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data trouxe como proposta que se sensibilize, informe e convoque toda a sociedade a participar dessa batalha que não deve se restringir a apenas uma oportunidade durante o ano.

Em Novo Hamburgo, as ações começaram no dia anterior, 17, com o evento “Faça Bonito na Praça!”. A tarde de conscientização na Praça Punta del Este foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), numa realização do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Rio Branco, carinhosamente chamado de CREAS Florescer e que contou com a presença da personagem CreasLinda, e do CREAS Viva Mulher, do Centro.

Além da SDS, que também teve a representatividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) por meio de espaços lúdicos, os parceiros da iniciativa foram o Projeto “Tipo Assim” e o programa Primeira Infância Melhor (PIM), junto a coordenadorias de políticas públicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, o evento levou a identidade visual da Campanha “Faça Bonito”, com o desenho de uma flor criada a partir de traços infantis. As atividades chamaram a atenção e envolveram diferentes públicos que acessaram a área sob a plataforma do trem.

Já no sábado, 18, no próprio Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Conselho Tutelar de Novo Hamburgo, das regiões 1 e 2, fez as suas mobilizações com pedágios de sensibilização sobre o tema que se insere na proteção aos direitos humanos. Ciente de que o debate na arena social é necessário para que se venha de fato a garantir o desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida desde a infância, a temática foi desenvolvida por intermédio de atividades nas escolas.

As atividades na Praça Punta del Este deram conta de que a atenção conjunta à infância e à adolescência é primordial para a promoção de uma sociedade saudável

A parceria se deu entre o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para a elaboração de diferentes formas de flores simbólicas destinadas à Campanha Faça Bonito. Todo o material confeccionado em sala de aula foi distribuído pelo Conselho Tutelar um dia antes, na sexta-feira, 17, nos bairros Canudos pela manhã e Santo Afonso à tarde. E no sábado, 18, a ativação ao tema voltou à Praça Punta del Leste, por ser uma área central e de grande circulação de pessoas.

Disque 100 para denúncias

O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é um serviço telefônico de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência e exploração sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O canal teve o seu perfil ampliado, de modo a acolher denúncias sobre violações de direitos de toda a população, especialmente dos grupos sociais vulneráveis.

Botão Voltar ao topo