Geral

Inscrições para o Prêmio Jabuti encerram hoje

Editoras internacionais têm até hoje (28) para se inscreverem na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti. De acordo com o regulamento, as obras devem ser de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil, de qualquer gênero e terem sido publicadas em outros países em primeira edição, no período entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018.

Neste ano, a premiação terá como Personalidade Literária homenageada a escritora Conceição Evaristo, de 74 anos, autora de romances, poesias e ensaios literários que também alcançaram o público internacional. Sua obra “Ponciá Vicêncio” (2014), por exemplo, foi publicada na França e nos Estados Unidos e “Becos da memória” também foi traduzido para o francês.

A categoria focada em editoras internacionais foi criada em 2017 e faz parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segundo Pedro Almeida, curador da 61ª edição do prêmio, esse é um excelente meio para que editoras do mundo todo tenham acesso aos trabalhos nacionais: “desde 2013, quando o Brasil foi o país homenageado em Frankfurt, o mercado internacional ficou mais atento à nossa produção. Nosso trabalho de divulgar e estimular o reconhecimento de livros brasileiros no exterior melhora ano a ano e possui resultados imensuráveis”.

As cinco editoras finalistas da categoria são convidadas pelo Brazilian Publishers a visitarem o Brasil, acompanharem a premiação e ainda participarem de rodadas de negócios com editoras brasileiras. Em 2017, Penguin Random House Uk, Dalkey Archive Press e De Bezige Bij participaram do evento.

As inscrições do Prêmio Jabuti 2019 podem ser realizadas por meio dos sites www.premiojabuti.org.br ou www.premiojabuti.com.br

Botão Voltar ao topo