DestaqueGeral

Inscrições para o Prêmio Jabuti encerram hoje

Editoras internacionais têm até hoje (28) para se inscreverem na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti. De acordo com o regulamento, as obras devem ser de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil, de qualquer gênero e terem sido publicadas em outros países em primeira edição, no período entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018.

Neste ano, a premiação terá como Personalidade Literária homenageada a escritora Conceição Evaristo, de 74 anos, autora de romances, poesias e ensaios literários que também alcançaram o público internacional. Sua obra “Ponciá Vicêncio” (2014), por exemplo, foi publicada na França e nos Estados Unidos e “Becos da memória” também foi traduzido para o francês.

A categoria focada em editoras internacionais foi criada em 2017 e faz parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segundo Pedro Almeida, curador da 61ª edição do prêmio, esse é um excelente meio para que editoras do mundo todo tenham acesso aos trabalhos nacionais: “desde 2013, quando o Brasil foi o país homenageado em Frankfurt, o mercado internacional ficou mais atento à nossa produção. Nosso trabalho de divulgar e estimular o reconhecimento de livros brasileiros no exterior melhora ano a ano e possui resultados imensuráveis”.

As cinco editoras finalistas da categoria são convidadas pelo Brazilian Publishers a visitarem o Brasil, acompanharem a premiação e ainda participarem de rodadas de negócios com editoras brasileiras. Em 2017, Penguin Random House Uk, Dalkey Archive Press e De Bezige Bij participaram do evento.

As inscrições do Prêmio Jabuti 2019 podem ser realizadas por meio dos sites www.premiojabuti.org.br ou www.premiojabuti.com.br

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios