NotíciasRio Grande do Sul

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública capacita 177 lideranças de Caxias do Sul

Objetivo é qualificar os serviços prestados pela Prefeitura a população

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública, proporcionado pela Prefeitura de Caxias do Sul aos servidores com funções gratificadas estratégicas no planejamento e direcionamento dos serviços públicos, finalizou a formação para cinco turmas nesta quarta-feira (24/07). As aulas iniciadas no 1º semestre do ano tiveram a participação de 177 pessoas. O curso integra o ciclo 2019 da capacitação para lideranças, proporcionando recursos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos gestores públicos e buscando a qualificação dos serviços prestados à população.

Para a servidora e gerente da Central de Regulação Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Adami, o curso trouxe informações novas que auxiliam na execução das atividades de trabalho. “Gostei porque diversificou os assuntos e alinhou os conhecimentos. Para a minha área, as atualizações relacionadas à legislação agregaram a outros temas que já tinha domínio”, relatou.

Na Secretaria da Fazenda, o diretor de Arrecadação e Cobrança, Micael Meurer, iniciou as mudanças antes mesmo de encerrar o curso, com a implantação de um sistema de gerenciamento de projetos no setor. “Fomos instigados a ter um olhar focado no resultado mais que no método”, afirma o servidor, que, além do gerenciamento de projetos, ficou motivado com as estratégias para a gestão de pessoas. Segundo ele, as ferramentas oferecidas para identificação das características pessoais auxiliam no reconhecimento das habilidades e competências que favorecem na gestão da equipe de trabalho, a fim de promover um ambiente onde os servidores se sintam mais felizes e produtivos.

Conforme o professor Júlio César Lopes Abrantes, que ministrou o módulo Gestão de Pessoas no Serviço Público, o gestor precisa ter um conhecimento mais equilibrado, com habilidade para negociar e comunicar, além de resiliência para lidar com pressões e exigências. “A ideia é trabalhar mais integrado, com articulação transversal entre as várias áreas para entregar o máximo em termos de demanda da sociedade” explica.

Foto: Vânia Cassol

Os encontros abordaram conceitos atualizados sobre gestão estratégica, de pessoas e de projetos no setor público, além de temas como introdução à gestão pública e princípios da administração pública, ética e responsabilidade do servidor. Outras cinco turmas estão programadas para os segundo semestre, com aulas iniciando no dia 05 de agosto.

A capacitação de 42 horas/aula é uma realização da Gerência de Treinamento, Desenvolvimento e Comunicação Interna da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e foi realizada na modalidade in company com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Botão Voltar ao topo