DestaqueGastronomia

Cheesecake com frutas confitadas

Receita de Raiza Costa – Livro Confeitaria Escalafobética – Editora Senac São Paulo

Ingredientes:

Publicidade

Crosta de Biscoitos

  • 2 ¾ biscoito Graham, Cracker ou de maisena
  • 6 colheres de sopa de manteiga derretida

Cheesecake

  • 4 ½ Cream Cheese
  • 1 ½ Açúcar
  • 1 colher de sopa de suco de limão-siciliano
  • ½ colher de chá de sal
  • 4 ovos
  • 1 xícara sour cream ou iogurte natural
  • 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano

Frutas Cítricas Confitadas

Publicidade
  • 3 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de água
  • 16 fatias de frutas cítricas variadas

Modo de preparo:

Crosta de biscoito

Em um processador de alimentos ou no liquidificador, bata os biscoitos até eles virarem farofa e misture com a manteiga derretida. Pressione a massa na palma das mãos para se certificar de que a sua forma dica intacta. Se ficar, está pronta; se não, adicione mais uma colher de sopa de manteiga derretida. Espalhe a farofa no fundo de uma forma de aro removível de 22 cm, forrada com papel-manteiga, e pressione. Asse em forno a 180ºC por 7 minutos, para secar parcialmente a crosta. Reserve.

Cheesecake

Na vasilha da batedeira, bata o cream cheese em temperatura ambiente até ficar um creme macio. Adicione o açúcar lentamente e, em seguida, o suco de limão, o sal, os ovos e o sour cream (ou iogurte natural), e bata até a mistura ficar incorporada. Desligue a batedeira e adicione as raspas de limão. Mexa com uma espátula para misturar. Forre com papel-alumínio a parte de fora da forma com a crosta de biscoitos, para impedir que a água penetre durante o banho-maria, e despeje a massa de cheesecake sobre a crosta. Coloque essa forma dentro de outra com água. A altura da água deve cobrir, no mínimo, a metade da altura da forma de cheesecake. Asse em banho maria a 160ºC por 45 minutos, ou até a massa estar firme ao toque, como um pudim; mas ainda sem rachaduras. Retire do forno e do banho-maria e deixe o cheesecake esfriar por 1 hora, em temperatura ambiente. Em seguida, leve para a geladeira por no mínimo 4 horas antes de desenformar.

Frutas cítricas confitadas

Corte as frutas cítricas de sua preferência em fatias de 4mm de espessura. Você vai precisar de 16 fatias, no total, para cobrir o cheesecake. Raiza usa laranja, tangerina, toranja, limão tahiti, limão-siciliano, limão rosa, laranja sangrenta e laranjinha kinkan (teoricamente ela não é uma fruta cítrica, mas se parece com uma laranja, então entra na brincadeira). Em uma panela, adicione o açúcar e a água, e cozinhe em fogo alto até a calda ferver e o açúcar dissolver. Diminua o fogo e, sem deixar ferverem adicione as frutas cítricas fatiadas. Certifique-se de que todas as fatias estejam cobertas com a calda. Faça uma tampa de papel, cortando um círculo de papel-manteiga no diâmetro da panela, e fazendo um furinho no meio para o vapor escapar. Cubra a calda com a tampa, encostando o papel em cima do líquido. É importante a tampa encostar na superfície da calda para não pingar vapor na mistura. Cozinhe em fogo baixo por 2 horas, sem deixar a calda ferver, até as frutas ficarem transparentes, mas sem desmanchar a casca. Com uma pinça, retire as fatias confitadas da calda e deixe que sequem sobre uma grade ou em um tapetinho de silicone por 3 horas.

Montagem

Desenforme o cheesecake gelado sobre o prato que você irá servi-lo e cubra com as fatias de frutas cítricas confitadas.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar