NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: Sinduscon entrega ao Sanep os projetos para novo reservatório

Parceria entre a autarquia da Prefeitura e o Sindicato vai qualificar o sistema de abastecimento d’água do município

Os projetos arquitetônico, estrutural e elétrico, necessários para a construção do reservatório na zona norte do Município, foram finalizados e entregues, nesta quinta-feira (23), pelo presidente do Sinduscon, Fabrício Iribarrem, ao diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. O convênio firmado entre a autarquia e o Sindicato define as responsabilidades de cada instituição na construção do novo reservatório.

Além de elaborar os projetos, o Sinduscon também vai fazer a sondagem do solo da área de construção e a impermeabilização futura da estrutura. O Sanep elaborou o projeto hidráulico e agora vai fazer os orçamentos e preparar as licitações para dar início às obras.

Com capacidade de três milhões de litros d’água, o reservatório será construído em uma área já adquirida, com licença e autorização ambiental, nas proximidades da avenida Ildefonso Simões Lopes, para atender cerca de 10 mil pessoas da região. O reservatório será abastecido pela nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, em construção no Capão do Leão.

O Sanep executa, atualmente, a segunda extensão da adutora da Estação que será interligada ao futuro reservatório. A tubulação foi construída a partir da avenida Ildefonso Simões Lopes, percorreu as avenidas República do Líbano e Dom Joaquim, onde as equipes trabalham no momento. A nova ETA representará o acréscimo de 500 litros de água tratada por segundo no sistema de abastecimento.

Parceria

O convênio entre o Sanep e o Sinduscon foi firmado em maio de 2019, com o objetivo de viabilizar a execução de projetos e obras de infraestrutura. O documento prevê formatos para melhorar o abastecimento da zona norte, que apresenta, nos últimos anos, um crescimento populacional com os novos empreendimentos imobiliários. O convênio integra a participação dos associados ao Sindicato.

Botão Voltar ao topo