NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de NH investiga a morte de moradora de São Leopoldo suspeita de coronavírus no Hospital Municipal

A Prefeitura de Novo Hamburgo informou que está investigando a morte de uma paciente moradora de São Leopoldo de 61 anos na madrugada deste sábado, dia 21, no Hospital Municipal por complicações causadas pela suspeita de infecção pelo coronavírus.

A paciente estava na UPA Scharlau de São Leopoldo e apresentava sintomas há sete dias e possuía outras complicações de saúde. Ela foi transferida para a casa de saúde hamburguense pelo SAMU depois que a Regulação do Estado tentou levá-la primeiramente para o Hospital Centenário do município. O diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, informa que a SAMU errou ao encaminhar a paciente para Novo Hamburgo e foi aberto um Processo Administrativo Disciplinar a respeito.

No Hospital Municipal, a paciente leopoldense já chegou com o auxílio de ventilação mecânica e foi levada para a UTI, mas acabou não resistindo. Ainda segundo Ráfaga, o protocolo de segurança para Covid-19 foi seguido à risca no hospital hamburguense. “Quem atendeu a paciente estava com o equipamento de proteção, e a paciente já estava entubada, o que evita muito o contágio”, completa.

“Nos preocupa muito recebermos pacientes de outras cidades, ainda sem o repasse de equipamentos para nos tornarmos referência regional”, acrescentou a prefeita Fátima Daudt, lembrando que o Município está tomando todas as medidas necessárias de atendimento à população local, como a abertura na noite de sexta-feira do Centro de Referência ao Coronavírus em anexo ao Hospital Municipal, além do uso de carros de som nos bairros pedindo para os moradores permanecerem em casa e da publicação do decreto de calamidade pública que entra em vigor na segunda-feira.

As Vigilâncias em Saúde de São Leopoldo e Novo Hamburgo foram acionadas e material coletado para a análise. A Prefeitura de Novo Hamburgo aguarda o resultado.

Botão Voltar ao topo