Geral

Consultório na Rua: Saúde de Novo Hamburgo orienta população

Locais de intervenção do serviço de proteção seguem monitorados pelo referencial Centro Pop

O vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, exigiu uma maior atenção com a parcela populacional mais vulnerável de todas, formada por pessoas em situação de rua. Por essa razão, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo (SDS), diante do registro de novos números oficiais de casos da infecção por coronavírus no Município mediante o aumento na testagem, passou a intensificar nesta terça-feira, dia 5, as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) junto a essa parte da população que não tem moradia e apresenta vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Além da oferta para o acolhimento no Abrigo Emergencial, localizado no bairro Guarani, o SEAS adotou como estratégia frente à pandemia as orientações do Consultório na Rua, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os profissionais atuam devidamente identificados com colete laranja que traz o brasão da Prefeitura e a logomarca do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de seguirem cuidados como a higienização das mãos e o uso de máscara.

O titular da SDS, secretário Roberto Daniel Bota, menciona que as iniciativas da assistência precisam mais do que nunca da colaboração da sociedade civil para sua plena implementação. “As ações da equipe de Abordagem Social da SDS têm se dado nos pontos da cidade mais visados, como no Centro”, observa o secretário. “E é importante ressaltar que as pessoas em situação de rua seguem referenciadas pelo Centro Pop, que passou a ser um espaço de apoio para a logística do abrigamento, sempre oferecido e jamais imposto, em conformidade com a Constituição Federal.” Daniel Bota lembra que esse tipo de serviço exige a construção gradativa da confiança entre a equipe técnica e quem for abordado pelas vias da cidade. “A comunidade precisa se sentir sensibilizada sobre o trabalho que está sendo realizado pela SDS, como estamos fazendo de maneira constante por meio da informação, para se tornar uma esclarecida parceira nessas estratégias que visam à redução de riscos e ganham ênfase durante esse período excepcional de contingenciamento”, completa.

Vale destacar que a SDS mantém um canal aberto com os comerciantes da cidade e com a comunidade em geral, visando a dar continuidade ao diálogo sobre as demandas sociais do Município. Contatos para mais esclarecimentos podem ser feitos pelo celular/whats 9 9992-9679. As ligações devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Botão Voltar ao topo