NotíciasRio Grande do Sul

Decreto autoriza o funcionamento de academias em São Leopoldo

Medida, com restrições, vale a partir de segunda-feira, dia 25

A Prefeitura de São Leopoldo editou nesta sexta-feira, 22 de maio, o Decreto Municipal n.º 9570/20, autorizando, conforme os critérios técnicos e protocolos de higienização elaborados conjuntamente, o retorno do funcionamento das academias de ginástica em São Leopoldo a partir de segunda-feira, 25 de maio, com restrições.

Pelas medidas, construídas conjuntamente em uma reunião entre os representantes das academias, secretarias de Saúde (Semsad) e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) fica estabelecido o limite de 25% da lotação dos estabelecimentos conforme o PPCI – Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, com agendamento prévio de clientes providos de máscara, toalha eo uso de álcool 70.

Os estabelecimentos deverão garantir o uso de máscara dos colaboradores e higienizar os espaços de acesso. Deverão ainda dispor aos clientes um borrifador com álcool para que o mesmo proceda a limpeza da estrutura ou aparelho após a utilização.

Na entrada das academias também deverá ser instalada uma barreira física para limpeza dos calçados, como tapete ou capacho sanitizante higiênico. Ficam ainda proibidas a utilização de chuveiros, vestiários e bebedouros, devendo cada cliente dispor seu recipiente de água individual.

Pela normativa também fica estabelecido que as academias deverão monitorar diariamente a saúde dos funcionários, realizando busca ativa em todos os turnos de trabalho, inclusive em trabalhadores terceirizados, visitantes, prestadores de serviço com sintomas compatíveis de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade respiratória) bem como identificar contato domiciliar ou não, com casos suspeitos ou confirmados da doença, devendo notificar imediatamente os casos suspeitos de síndrome gripal e confirmados de COVID-19 à Vigilância em Saúde do Município.

Todas as normas contidas pelo decreto, deverão estar afixadas em local visível aos funcionários e clientes.

Conforme o Secretário de Saúde, Ricardo Brasil Charão, as medidas de abertura gradativa das atividades estão sendo adotadas dentro dos critérios técnicos pelo controle que vem sendo feito do avanço da pandemia na cidade. “Essas liberações com os devidos cuidados e normas sanitárias estão sendo possíveis pela estratégia liderada pelo prefeito Vanazzi de ampliar a testagem da nossa população, preparar a nossa rede de saúde e seguir fiscalizando e monitorando os casos e tendo um controle do avanço da pandemia na cidade”, afirmou Charão.

Botão Voltar ao topo