AgronegócioNegócios

Touro DEVON da Fazenda Palmeira de Camaquã leva prêmio Supremacia Genética

Macho e fêmea com o maior número de filhos também foram premiados

A Fazenda Palmeira, de Claudio Plácido Silva Ribeiro, de Camaquã (RS), recebeu na noite desta terça-feira (1º de setembro), o troféu Supremacia Genética da raça Devon na avaliação ANC/PROMEBO 2020. O vencedor é o touro Palmeira 1892 2498, que alcançou o índice final de 31,82 no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO).

“Nós participamos do PROMEBO desde o início e selecionamos esses animais de alto desemprenho no nosso rebanho. O touro 2498 é a síntese disso: é filho de um touro, tatuagem 1892, que também recebeu o prêmio Supremacia Genética. E a mãe dele é filha de um campeão de prova de avaliação a campo”, conta Katia Ribeiro, médica veterinária e administradora da produção pecuária da Palmeira. “Assim, a gente pode produzir mais carne de mais qualidade. A família está muito orgulhosa com esse prêmio, que é almejado por todas as cabanhas, é um reconhecimento ao trabalho capitaneado pelo meu pai”.

Também foram revelados os bovinos Devon que obtiveram o maior número de filhos registrados entre julho de 2019 e junho de 2020, levando o prêmio Difusão Genética Nacional. Na categoria macho, o touro BRAVO G7090 DE SANTA ALICE 1100, da Sucessão Armando Adão Ribas, da Cabanha Santa Alice, de Santa Maria (RS), ficou com o primeiro lugar pelos 103 filhos registrados. Na categoria fêmea, o agraciado foi Carlos Barlem Ramos, da CBR Genética Bovina, de Lages (SC) proprietário do exemplar ARAPARI 1561A0488A0254, com 14 filhos registrados.

Os anúncios ocorreram durante a participação da raça Devon no seminário virtual PROMEBO 2020, em substituição ao evento que tradicionalmente é promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares na Expointer, mas em 2020 a forma presencial precisou ser cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Depois dos agradecimentos dos criadores vencedores, a live prosseguiu com uma conversa entre a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini e o diretor técnico, Lucas Hax. Falaram sobre temas importantes, como melhoramento genético, as vantagens do uso de touros registrados no plantel, os programas de certificação da raça e as ações da ABCDevon, entre elas a prova de eficiência alimentar de touros e exames de ultrassonografia de carcaças.

Para Simone Bianchini, o seminário com premiação virtual foi uma oportunidade para os criadores. “Ampliou a participação, pois até mesmo quem não costuma ir a Esteio pôde acompanhar de casa, de forma segura”, afirma. E explica que, assim como a ANC, a ABCDevon não parou. “Seguimos com programas como o de Carne Devon Certificada, com abate e fornecimento de cortes premium da prateleira de cima aos revendedores. Da porteira pra dentro, os produtores também estão se reinventando e o melhoramento genético tem importância cada vez maior. Criadores Devon de Santa Catarina, por exemplo, que aderiram ao PROMEBO, com essas avaliações começam a ter melhoradores genéticos nos plantéis. A consequência é maior visibilidade para todos, inclusive o animal e a propriedade e, num sentido mais amplo, para o crescimento da raça”, completa.

Botão Voltar ao topo