AgronegócioNegóciosNotícias

Associação Brasileira de Angus registra recorde de exportação de carne certificada

Raça Angus também fecha ano com avanço da genômica

A Associação Brasileira de Angus encerra 2020 batendo a marca histórica de Carne Angus Certificada enviada ao mercado externo. Segundo levantamento realizado pela entidade, de janeiro a novembro deste ano, foram exportadas 531.528 toneladas de Carne Angus. O montante é 31% superior a 2017, ano em que se embarcou, até então, a quantia recorde de 405.817 toneladas. O principal destino dos produtos foi a China. O país asiático foi responsável pela compra de 43,7% do total exportado. “Apesar da pandemia, conseguimos nos posicionar no mercado, mostrando que somos produtores e exportadores de carne de alta qualidade e com valor agregado”, avalia a gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

Para Ana Doralina, o resultado das vendas sinaliza a valorização da carne premium brasileira e confirma a excelência dos produtos que estampam o selo verde-amarelo da Angus. “Nosso objetivo é conquistar cada vez mais novos mercados pelo mundo. Por isso, em 2021, seguiremos trabalhando do campo aos frigoríficos para entregar uma carne com qualidade diferenciada e padronização de ponta”, assegura a gerente. Assim que a pandemia permitir, a Angus também planeja intervenções no exterior para abrir novos mercados para o Angus do Brasil, que já chegou a países exigentes como a Alemanha e tem clientes fiéis nos países árabes.

Em 2020, a raça também registrou expansão no número de carcaças certificadas pelo Programa Carne Angus dentre o universo de animais recebidos nas unidades frigoríficas parceiras. Conforme levantamento, de janeiro a outubro, a porcentagem de certificação saltou de 69%, em 2019, para 72%, em 2020. O balanço ainda sinalizou para crescimento na produção de cortes por carcaça. O aproveitamento dos animais certificados teve alta de 25%. Segundo Ana Doralina, a expansão foi de 72,5 quilos para 90,6. “Essa quantia é bastante significativa, já que tivemos um ano de incremento nas exportações. Dentro dos frigoríficos, acabamos disputando os cortes entre mercado interno e externo por questão de valor”, avalia.

Em 2020, o portfólio de parceiros do Programa Carne Angus também cresceu com a adesão dos frigoríficos Coqueiro (RS) e Boibras (MS) e das redes varejistas Comper (MS) e Festval (PR). O Programa Carne Angus tem, atualmente, 38 unidades frigoríficas certificando em 11 estados brasileiros. “Fechamos parcerias importantes neste ano. No próximo, há novas empresas para se somar a esse time, algumas parcerias, inclusive, já estão em andamento”, garante a gerente do Programa.

Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, apesar do ano atípico, a raça Angus seguiu avançando por todos os cantos do Brasil, mostrando sua eficiência e adaptabilidade pelos diferentes climas e solos. “Em 2020, avançamos no Carne Angus, nas exportações, nas parcerias, na comercialização de animais na Temporada, na contratação de reprodutores nacionais por centrais de inseminação e no desenvolvimento da genômica. Com todos os cuidados necessários, mantemos nossa atuação e encerramos o ano com a certeza de que a genética Angus segue sendo uma potência no mercado”.

Os ganhos do Programa Carne Angus começam no campo. Consciente disso, a Angus realizou ao longo do ano diversas ações de fomento ao melhoramento genético no rebanho nacional. Fechou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o desenvolvimento da base de dados e de procedimentos necessários para a implementação da genômica no Brasil e para a realização do Teste de Eficiência Alimentar. “As provas são muito importantes para a raça Angus, pois geram informações cada vez mais relevantes para a pecuária moderna. Também são essenciais para a evolução da genômica, para que, em breve, possamos predizer essa característica sem ter que colocar os animais em avaliação nos cochos”, afirma o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato.

Botão Voltar ao topo