Geral

Em Santa Cruz carnês do IPTU podem ser emitidos pela internet

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa que os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão disponíveis para impressão no site da prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) ou podem ser acessados pelo aplicativo Cidadão Online. O prazo para pagamento da primeira parcela ou quitação em cota única vence no 15 de abril, mas quem desejar já pode antecipar.

Este ano o reajuste será de 3,92%, com base no IPCA acumulado entre novembro de 2019 e outubro de 2020. Contribuintes que pagarem em uma única vez terão desconto de 7% e ainda podem aproveitar os benefícios do Programa Bom Pagador, que confere desconto de 3% para quem não atrasou pagamentos em 2020, e também de 4% ou 6% para donos de imóveis com sistemas de captação de energia solar. Os descontos podem ser acumulados.

Para emitir o carnê no site da prefeitura é preciso clicar na aba “Cidadão” e depois em “IPTU – Carnê 2a Via” no menu à direita. Depois clicar em “Clique aqui para emitir o carnê 2021” e, quando o campo aparecer, inserir o número de inscrição do imóvel – que pode ser encontrado nos carnês de anos anteriores.

No aplicativo é preciso abrir e clicar na aba “IPTU, inserir a inscrição do imóvel e o CNPF ou CNPJ do proprietário para ter acesso aos dados. O pagamento pode ser feito na Secretaria Municipal de Fazenda, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e nas conveniadas desses bancos, bem como em lotéricas ou Pague Contas.

A distribuição dos carnês pelos Correios começa em março, porém quem optar por imprimir por conta própria não vai receber em seu endereço de correspondência.

Botão Voltar ao topo