Publicidade
Geral

Em Santa Cruz carnês do IPTU podem ser emitidos pela internet

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa que os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão disponíveis para impressão no site da prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) ou podem ser acessados pelo aplicativo Cidadão Online. O prazo para pagamento da primeira parcela ou quitação em cota única vence no 15 de abril, mas quem desejar já pode antecipar.

Este ano o reajuste será de 3,92%, com base no IPCA acumulado entre novembro de 2019 e outubro de 2020. Contribuintes que pagarem em uma única vez terão desconto de 7% e ainda podem aproveitar os benefícios do Programa Bom Pagador, que confere desconto de 3% para quem não atrasou pagamentos em 2020, e também de 4% ou 6% para donos de imóveis com sistemas de captação de energia solar. Os descontos podem ser acumulados.

Publicidade

Para emitir o carnê no site da prefeitura é preciso clicar na aba “Cidadão” e depois em “IPTU – Carnê 2a Via” no menu à direita. Depois clicar em “Clique aqui para emitir o carnê 2021” e, quando o campo aparecer, inserir o número de inscrição do imóvel – que pode ser encontrado nos carnês de anos anteriores.

No aplicativo é preciso abrir e clicar na aba “IPTU, inserir a inscrição do imóvel e o CNPF ou CNPJ do proprietário para ter acesso aos dados. O pagamento pode ser feito na Secretaria Municipal de Fazenda, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e nas conveniadas desses bancos, bem como em lotéricas ou Pague Contas.

A distribuição dos carnês pelos Correios começa em março, porém quem optar por imprimir por conta própria não vai receber em seu endereço de correspondência.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo