Geral

Orla do Guaíba ganha trecho de treinamento para atletas

A Prefeitura de Porto Alegre vai atender a solicitação de ciclistas de treinamento esportivo, triatletas e corredores que utilizam a Orla do Guaíba para a prática de suas atividades. O objetivo é dar mais segurança na utilização do espaço pelos atletas.

Entre as ações está o bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Silva (Beira-Rio) nas terças-feiras, das 4h às 6h30, entre a Rótula do Gasômetro e o Viaduto Abdias do Nascimento, no sentido Centro ao bairro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prepara projeto de sinalização viária e deve monitorar o local.

A área de lazer e horários para o público geral, nos fins de semana e feriados, permanece inalterada, das 7h às 20h. Além disso, para mais segurança, será instalada sinalização de advertência na via para alertar os condutores de veículos sobre a frequente prática esportiva que já ocorre na região.

As atividades previstas para o trecho de treinamento, bloqueado na terça-feira, são o ciclismo de estrada, atletismo e grupos de corrida, mais adequadas para a prática em pista, para não gerar conflito com os demais usuários de uma ciclovia ou área de lazer, por exemplo. Em um primeiro momento, os horários propostos serão testados.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Antonio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, destaca a importância da implantação da nova área para estimular a prática de esportes.

Associações e grupos de treinamento buscam parcerias para viabilizar o financiamento da sinalização. A resolução nº 5/2021 autoriza a EPTC a receber doações e comodatos de bens e serviços, de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, desde que seja aberto expediente administrativo para o recebimento. Os projetos devem ser de interesse público, relacionados com diversos setores das respectivas áreas de atuação da empresa e observar as regras jurídicas dos atos.

Botão Voltar ao topo