GastronomiaSanta Catarina

Pesquisa aponta que levedura encontrada na cachaça de Luiz Alves é única no mundo

Estudo foi realizado pelo Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Sebrae/SC para o projeto de Indicação Geográfica do produto.

Uma descoberta histórica animou os produtores de cachaça e aguardente do município de Luiz Alves que estão em busca da Indicação Geográfica (IG) do produto: a levedura de fermentação encontrada na bebida é única no mundo. O resultado foi obtido durante pesquisa realizada pelo Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que trabalha em parceria com o Sebrae/SC. O estudo foi apresentado aos produtores de cachaça durante assembleia da associação dos produtores, a APCALA, no mês de setembro.

Durante o estudo, o Professor Valdir Stefenon, responsável pela pesquisa, coletou leveduras de seis alambiques de Luiz Alves e comparou com o pacote da CA-11, levedura comercial utilizada em alambiques de todo o país. A pesquisa identificou que nas cepas da CA-11 haviam três fragmentos diferentes, enquanto nas de Luiz Alves foram encontradas até seis, comprovando a particularidade da levedura, pertencente à espécie Saccharomyces cerevisiae. A técnica utilizada para pesquisa foi a barcode, que verificou a ordem de distribuição das bases nitrogenadas (A, C, T e G) em fragmentos do DNA, por meio do sequenciamento comparativo das regiões genômicas das leveduras.

O estudo também apontou que existe diversidade entre as amostras de cada alambique, o que confere o diferencial nos estabelecimento de Luiz Alves. A singularidade da cachaça é aliada à forma de produção desenvolvida ao longo de cinco gerações pelos produtores do município. Por ser um produto de origem brasileira, a pesquisa concluiu que a cachaça de Luiz Alves é única em todo o mundo.

Segundo o Professor Valdir Stefenon, pela singularidade biológico-molecular da levedura de fermentação encontrada nos alambiques do município, não existirá no mundo um produto igual e com a qualidade da cachaça e aguardente de Luiz Alves. “Os produtores sabiam que a cachaça era diferente, mas não tinham como provar isso, então fizemos uma espécie de teste de paternidade comparando com as características da levedura comercializada em todo o país para identificar que realmente existe particularidade no produto de Luiz Alves”, explica.

De acordo com o Gerente Regional do Sebrae da Foz, Alcides Sgrott Filho, a exclusividade na cachaça de Luiz Alves é muito importante para identificar a qualidade do produto. “Com essa pesquisa e a identificação geográfica temos certeza que a cachaça de Luiz Alves ficará ainda mais conhecida, trazendo pessoas de todo o mundo para visitar os alambiques e experimentar a bebida no município. Isso impactará diretamente no desenvolvimento econômico, colocando Luiz Alves da rota do turismo catarinense”, destaca.

Fotos: Prefeitura de Luiz Alves, Santa Catarina

Indicação Geográfica (IG)

A Indicação Geográfica tem o objetivo de apontar a origem geográfica de um produto, que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima, e os recursos humanos, como a organização da cadeia produtiva, a cultura e o saber fazer. Esse reconhecimento pode ser realizado em uma das duas formas de registro: a Indicação de Procedência (I.P), quando o nome geográfico da região o tenha tornado conhecido pela produção ou a Denominação de Origem (D.O), que utiliza o nome geográfico identificando o produto por suas características exclusivamente relacionadas ao meio geográfico, por fatores naturais e humanos. Como é o caso da Cachaça de Luiz Alves.

Botão Voltar ao topo