NotíciasRio Grande do Sul

Trajes das soberanas homenageiam os 90 anos da Festa da Uva

O jornalista e pesquisador Charles Tonet teve a incumbência de fazer a pesquisa para a idealização dos trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva 2022. Segundo Tonet, ele se baseou na história da festa em seus 90 anos, desde as feiras agroindustriais de 1881, mesclando com componentes que projetam o futuro.

A pesquisa contempla desde as primeiras feiras até a segunda edição da Festa da Uva, em 1932. São três os elementos construtivos da pesquisa de referência para a releitura dos trajes: as feiras agroindustriais e acontecimentos que formaram a identidade econômica pré-Festa da Uva; as forças atuantes na comunidade em 1931; e o modelo atual da festa (rainha, festa, desfile) consolidada em 1932. “Em 1931, o evento se assemelhou basicamente a uma exposição de uvas, então partimos de 1932, chegando à celebração dos 90 anos da festa, mas sem esquecer detalhes importantes do que veio antes deste ano”, explica o jornalista.

Fundindo esses pontos, chegou-se à proposta para os três trajes. O da rainha Pricila Zanol homenageia a vestimenta oficial da rainha Adélia Eberle e a sede da realização da Festa de 1931, o Recreio da Juventude.

O vestido da princesa Bianca Fabro Ott remete à formação do modelo ‘festa’, contido nos elementos da Festa da Uva de 1932 como sede e desfile, e o da princesa Bruna Mallmann presta júbilo aos predecessores da Festa da Uva, isto é, os locais onde foram realizadas as feiras agroindustriais.

O desenho e a confecção dos vestidos estão a cargo da estilista Vivian Boff Zaparolli, de Ana Rech. Vivian idealizou e confeccionou o vestido da Pricila para o concurso. Ela é formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com pós-gradução em Estratégias de Marketing pela UCS com extensão na Universidade Maior de Santiago, Chile. Vivian tem forte relação com a Festa da Uva, porque os pais vitivinicultores sempre participaram da exposição de uvas das festas. É a primeira vez que a estilista elabora os trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva, entretanto já confeccionou as vestimentas de figurantes dos desfiles da Festa em outras edições.

O lançamento dos trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva 2022 deve ocorrer em dezembro.

Botão Voltar ao topo