EmpregoPublieditorialTecnologia & Inovação

Como a IA vem impactando a indústria pelo mundo

A era digital conta com algumas características evidentes. Ter um site, produzir conteúdo relevante, captar leads e ter um e-mail profissional são apenas alguns dos aspectos mais marcantes da transformação digital das empresas.

Um exemplo da atuação da Inteligência Artificial nas empresas são os chatbots, que consistem em softwares capazes de efetuar o atendimento em lojas virtuais, sanando dúvidas frequentes dos clientes.

Também podemos conferir a presença da tecnologia de IA em nosso cotidiano, quando Youtube, Deezer, Spotify e Amazon Prime sugerem conteúdos para nós. Tudo isso baseado em algoritmos que ensinam a máquina a “aprender” os nossos gostos e interesses.

Entretanto, e na indústria, como a Inteligência Artificial vem marcando presença? Nesse artigo você vai ficar mais por dentro desse assunto. Confira os tópicos a seguir.

  • Indústria 4.0 – A Quarta Revolução Industrial
  • IoT e o futuro da indústria
  • Como a Inteligência Artificial auxilia na automação de processos nas indústrias
  • As vantagens da IA nas indústrias

Indústria 4.0 – A Quarta Revolução Industrial

“Revolução” tem a ver com mudanças. A história já nos mostrou revoluções na política, nos costumes, nas artes, enfim, em vários aspectos da sociedade. E as indústrias como elementos fundamentais para o desenvolvimento também não poderiam ficar de fora.

Portanto, não é à toa que ao longo dos anos já passamos por algumas revoluções na indústria. A primeira, com o perdão do trocadilho, iniciou a todo vapor na Inglaterra.

O surgimento da máquina à vapor representou um passo significativo no trabalho cotidiano. No século XX, algum tempo depois, o próximo passo foi marcado com a eletricidade e o fordismo. Hoje, em que falamos de Quarta Revolução Industrial, a internet marca presença significativa.

Não por acaso ela é também chamada de Indústria 4.0 e entre as suas principais características estão a interatividade, a robótica e a tão famosa Inteligência Artificial.

A partir daí percebemos a proliferação pelo mundo de fábricas inteligentes, onde os processos cada vez mais automatizados e robóticos trazem mudanças importantes não apenas no modo como os trabalhos são realizados, mas também na logística e até no futuro dos profissionais envolvidos.

| Imagem: Pixabay.com

IoT e o futuro da indústria

É bem provável que você já deva ter encontrado por aí a sigla IoT. Ela traz as iniciais da expressão Internet of Things, que literalmente significa Internet das Coisas.

Na prática, a IoT consiste basicamente na conexão online de diversos dispositivos ou aparelhos presentes em um determinado ambiente, podendo ser uma residência, uma universidade, até mesmo o cenário urbano.

Nas indústrias, a Internet das Coisas também pode ter atuação decisiva, permitindo, por exemplo, a conexão com fornecedores.

Além do mais, vários recursos podem ser poupados ao utilizar um sensor inteligente que indica quando será necessária uma nova manutenção, alertando quando a máquina em questão não está funcionando da forma adequada.

O monitoramento dos aspectos técnicos de uma indústria também pode ser obtido diante das facilidades proporcionadas pela Internet das Coisas.

Um exemplo disso na prática pode ser os sensores inteligentes de temperatura e umidade localizados em frigoríficos e câmaras frias com o intuito de armazenar produtos perecíveis.

Em determinados casos, essa tecnologia também pode ser usada para gerenciar a temperatura em locais com fornos ou procedimentos quentes, como derreter ligas de metal, por exemplo.

Como a Inteligência Artificial auxilia na automação de processos nas indústrias

Assim como ter um site, um e-mail profissional e um registro de domínio ajudam uma empresa a ser mais moderna e produtiva, a Inteligência Artificial pode auxiliar os processos industriais e isso pode ser feito de várias maneiras. E algumas dessas formas nós veremos a seguir.

Ajuda a tomar melhores decisões

O machine learning, também chamado de aprendizado de máquina, é um campo fundamental da tecnologia de Inteligência Artificial.

Graças a ele, os robôs e máquinas são capazes de tomar algumas decisões por conta própria, inclusive possibilitando que elas sejam aprendidas e reutilizadas em ações futuras, aumentando a sua agilidade de processamento.

Diante disso, o processo não tem mais necessidade de ser interrompido pelos humanos para que as soluções sejam disponibilizadas.

De certa maneira, levando em conta as informações e os padrões que antecederam falhas anteriores, a Inteligência Artificial potencializa a capacidade das máquinas, facilitando para que decisões estratégicas sejam tomadas com a ajuda dessa tecnologia.

Ajuda a reconhecer padrões

A Inteligência Artificial possibilita que a máquina adote um padrão previamente determinado em seu banco de dados e que aponte a necessidade de diferentes intervenções ou que viabilize algum processo específico.

Sendo assim, aquelas soluções que apontam a necessidade de manutenções preventivas ou emergenciais, por exemplo, utilizam o banco de dados para encontrar o instante em que uma parada estratégica é necessária.

A IA contribui para realizar análise de dados

Por essa razão, ao analisar os dados, as máquinas podem atingir o máximo do seu desempenho, sem comprometer o seu tempo de vida útil.

Sendo assim, o uso do Big Data, com o intuito de otimizar as funcionalidades automatizadas da indústria, é um grande avanço. E nós sabemos que as máquinas são melhores quando se trata de analisar dados e lidar com números.

| Imagem: Pixabay.com

As vantagens da IA nas indústrias

Muitas vezes a Inteligência Artificial é vista como algo de difícil acesso, algo que faz parte de uma tecnologia muito avançada e até mesmo perigosa, afinal, filmes e livros de ficção científica costumam nos jogar na cara que máquinas pensantes não são confiáveis.

No entanto, a situação não é bem assim. A IA não é esse bicho-papão e até já faz parte do nosso dia a dia (Netflix e outros serviços de streaming mandam lembranças). Também é pertinente apontar os benefícios que ela oferece especialmente para o segmento das indústrias.

Aumenta a segurança em alguns segmentos

O ambiente industrial muitas vezes pode ser perigoso. Alguns maquinários podem oferecer perigo e causar acidentes graves. Porém, diante da tecnologia de IA, algumas tarefas consideradas perigosas podem ser automatizadas e assim trazer mais segurança para as indústrias.

Câmaras de resfriamento, processos químicos e controles de materiais explosivos, por exemplo, podem ser feitos parcialmente (ou totalmente) por meio de processos automatizados ou por robôs.

Otimização de desempenho

É possível obter mais desempenho diante de procedimentos realizados completamente por máquinas capacitadas a tomar decisões com base em dados. Desse modo, há mais agilidade e otimização da produtividade.

Por essa razão, o investimento na Inteligência Artificial dos processos da indústria é compensado ao garantir os melhores resultados na produção.

Diminuição de gastos

A melhora do desempenho, inclusive, também é consolidada pela diminuição dos gastos operacionais.

A Inteligência Artificial contribui para diminuir a quantidade de recursos utilizados, tanto em termos de matéria-prima, quanto em consumo de energia e recursos pessoais.

Também é importante salientar a diminuição de erros humanos e o desperdício de tempo na realização das operações que demandam ações repetitivas e de baixo valor estratégico.

Rápida reação às demandas de mercado

Com a Inteligência Artificial, se torna mais fácil para a indústria se adaptar ao mercado, especialmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem produtos e serviços cada vez mais eficientes.

Isso ocorre porque os recursos de IA podem analisar os designs dos projetos, detectar as variáveis de material, os pontos fracos para serem otimizados, e até mesmo, a possibilidade de utilizar o recurso de realidade aumentada para realizar testes antes de colocar um produto em produção.

Ajuda a desenvolver profissionais mais capacitados

A Inteligência Artificial permite que os profissionais se ocupem com tarefas mais estratégicas e seguras, refletindo em um processo industrial de mais qualidade.

Pense na produção de vidros, por exemplo. Nesse caso, o sistema com Inteligência Artificial pode identificar defeitos que um ser humano ou sistema de visão convencional não conseguem captar.

A IA tem recursos capazes de identificar com mais rapidez qualquer detalhe defeituoso na fabricação do vidro e avaliar se ele tem a qualidade necessária para ser produzido e comercializado.

Esse exemplo também pode ser aplicado em outros segmentos industriais, tendo a IA como aliada para identificar padrões e assim aumentar a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que se diminuem tempo e custos de produção.

A Inteligência Artificial vem para ajudar as indústrias

Assim como a máquina à vapor na revolução industrial fez muitos trabalhadores repensarem o futuro das suas respectivas funções, a situação não é tão diferente do que ocorre hoje, em que a IA pode realizar várias tarefas.

Sempre há a dúvida se empregos serão perdidos e as máquinas substituirão os seres humanos. Porém, é importante lembrar que as máquinas, por mais que tenham condições de “aprender” ainda serão instrumentos.

Elas devem ser programadas e essa tarefa cabe aos profissionais aptos para isso. Sendo assim, esse avanço da IA nas indústrias e na sociedade em geral tem, na verdade, a tendência de gerar novos campos de estudo e, consequentemente, novas profissões.

Investir em um site, ter um e-mail profissional e registro de domínio são essenciais para uma empresa, assim como automatizar os processos é fundamental para as indústrias. E aí entra a Inteligência Artificial como uma grande aliada.

Botão Voltar ao topo