Cidades do RSEsportesNotíciasRio Grande do Sul

Canoas: Festival Paralímpico enaltece a inclusão pelo esporte

A inclusão através da vivência do esporte paralímpico. Foi com este objetivo, que o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 reuniu mais de 200 pessoas – entre participantes, voluntários e convidados – no Centro Olímpico Municipal, em Canoas, na manhã deste sábado (4).

O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura de Canoas, possibilitou que crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, com ou sem deficiência, experimentassem três modalidades: Vôlei Sentado, Futebol 5 e Atletismo.

A iniciativa faz alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nessa sexta-feira (3), ocorrendo em 70 cidades brasileiras, sendo apenas três no Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jerson Cunha, a ideia do evento é mostrar que o esporte, além da inclusão, oferece muitas oportunidades.

Esta também é a opinião de Artur Furtado. Deficiente visual, viu sua vida mudar quando começou a praticar natação paralímpica. Mudou-se de Santana do Livramento para Porto Alegre e, hoje, participa de competições nacionais. “O esporte abre muitas portas, eu não teria conhecido tantos lugares no Brasil e não teria tantas conquistas se não fosse por ele”, avalia. O jovem também acredita que o Festival dá ainda mais visibilidade ao esporte paralímpico.

Kauã Boff, 11 anos, também aprovou a iniciativa que possibilitou a integração entre os participantes. “Foi bem legal”, disse enquanto mostrava orgulhoso as medalhas já conquistadas com a natação.
As atividades foram monitoradas por voluntários acadêmicos de Educação Física das quatro universidades da cidade (Ulbra, UniRitter, Unilasalle, e Unopar).

Botão Voltar ao topo