Gastronomia

Costelinha de porco com quirera

Ingredientes: 

Costelinha
suco de 2 limões
4 dentes de alho amassados
2 tabletes de MAGGI Caldo Bacon
meia xícara (chá) de aguardente
1 quilo de costelinha de porco com osso
1 e meia xícara (chá) de água quente

Quirera
1 xícara (chá) de quirera
meia colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
2 tomates maduros picados
meia xícara (chá) de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha)
2 colheres (sopa) de manteiga
meia colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Costelinha
Em um recipiente misture o suco de limão, o alho e o tablete de caldo de bacon esfarelado, amassando bem e formando uma pasta. Adicione a aguardente e coloque as costelinhas. Cubra e deixe marinar (tomar gosto) por pelo menos 2 horas, na geladeira.

Aqueça uma panela grande em fogo alto e coloque as costelinhas, virando os pedaços para que dourem por igual. Quando estiverem dourados, vá adicionando aos poucos, de vez em quando, o liquido da marinada, intercalando com água quente, cozinhando em fogo baixo até que os pedaços estejam macios e corados (devem ficar úmidos mas sem excesso de liquido). Reserve aquecido.

Quirera
Em um recipiente coloque a quirera de molho em água por cerca de 1 hora. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a quirera, refogue e adicione os tomates.

Acrescente 1 litro de água quente e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a quirera esteja macia e cremosa. Misture o cheiro verde, a manteiga e o sal e sirva a seguir, acompanhando as costelinhas.

Botão Voltar ao topo