GeralSaúde

Praticar exercícios físicos diminui inchaço e desintoxica o corpo

Muita gente sofre com a retenção de líquido e o inchaço no verão. As causas para o inchaço e a retenção de líquidos podem ser diversas, desde pouca ingestão de água até sinais de uma cirrose hepática.

Publicidade

O especialista em Exercício Físico para Grupos Especiais da Bodytech Brasília, Márcio Oliveira da Silva, aponta que exercícios físicos podem ter um papel muito importante no combate à retenção de líquidos. “Praticar exercícios faz com que o sangue circule de uma forma mais ‘forte’, levando mais nutrientes para todo o corpo e eliminando as toxinas”, explica .

O profissional complementa que, para se ter resultados, é recomendado 30 a 60 minutos de atividade física por dia. “Os exercícios podem ser aeróbico ou musculação, e a pessoa também precisa ingerir de 2,5 a 3 litros de água por dia”, fala Márcio.

Publicidade

Márcio ainda ressalta que a ingestão de líquidos não é benéfica só para diminuir o inchaço. “As pessoas que ingerem a quantidade adequada de água têm peles, unhas e cabelos mais saudáveis, têm menos toxinas no corpo, além de prevenir cálculo renal”, finaliza.

Alimentação também é aliada
Isabela Zago, nutricionista da Clínica Corporeum explica que o principal fator para a retenção é a desidratação, que é a falta de água no organismo, portanto é preciso aumentar consideravelmente a ingestão hídrica. “A alimentação é uma das chaves no combate e prevenção ao inchaço, por isso, é importante incluir alimentos frescos, chás, e evitar ao máximo o consumo de industrializados e ultraprocessados”, adiciona.

“A alimentação desregrada aumenta a inflamação do corpo, não só o inchaço em decorrência da falta de água, mas o estresse, a indisposição e tantos outros problemas. Portanto, ela é uma aliada crucial no combate e prevenção desses problemas”, conclui.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo