Cidades do RSRio Grande do Sul

Parque Náutico de Capão da Canoa inaugura Travessia nesta sexta

O Parque Náutico de Capão da Canoa inaugura sexta-feira (7) a instalação Travessia, a partir das 17h. Desenvolvida pelo Projeto Reciclar em parceria com a Prefeitura de Capão da Canoa, a instalação foi criada para impactar as pessoas sobre os efeitos do descarte de lixo no meio ambiente.

Para esse fim, foram criadas cortinas de cordas de redes de pesca, paredes de redes e obstáculos feitos com o lixo encontrado na natureza. As frases da instalação são um convite a pensar na situação e nas atitudes em relação ao futuro.

Toda a estrutura foi executada com materiais de baixo impacto ambiental: madeira tratada e tingida, iluminação de LED, redes reutilizadas que foram extraídas da nossa orla e doadas pela Patram, além dos materiais recicláveis coletados pela ASAGEE – Associação dos Agentes Econômicos Ecológicos de Capão da Canoa. Além disso, o material reciclável utilizado proveniente da ASAGEE foi totalmente higienizado.

A instalação, que começou a ser desenhada como um painel em zigue-zague, foi espelhada para criar um labirinto e acabou formando a silhueta de um peixe quando vista de cima. Intitulada como Travessia, a instalação ficará exposta permanentemente no Parque Náutico de Capão da Canoa, voltada para a Lagoa dos Quadros. Pela cidade, serão espalhados alguns fardos de resíduos com placas informativas sobre a instalação, convidando à visitação.

A proposta é chamar a atenção para o importante trabalho da ASAGEE que, juntamente com a Prefeitura de Capão da Canoa, fazem um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente em prol do meio ambiente sustentável, e ainda, para que as pessoas participem efetivamente da coleta seletiva e entendam que, definitivamente, reciclar é amar o planeta.

Botão Voltar ao topo