Geral

Porto Alegre inaugura 40 leitos pediátricos pelo SUS no Hospital Vila Nova

Com as novas vagas, a Capital já soma 111 leitos abertos no mês de maio

Porto Alegre inaugurou ontem (17) 40 leitos infantis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Vila Nova, na Zona Sul. São 30 vagas de enfermaria e uma emergência pediátrica com dez leitos de observação, que são oferecidos pelo Hospital Vila Nova.  “Este reforço é muito importante para ajudar a suprir a demanda de atendimento pediátrico na Capital”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

O Hospital Vila Nova, que até então não oferecia atendimento infantil, criou uma estrutura totalmente nova, com espaços lúdicos para as crianças. A emergência pediátrica conta com três médicos, um enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem por turno. Além dos dez leitos, possui oito poltronas reclináveis para melhor atender os pacientes: “Era um sonho antigo. A partir de hoje, os pequenos serão acolhidos com qualidade e profissionalismo” afirma o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin.

A iniciativa é um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com os hospitais de Porto Alegre para ampliar a capacidade de atendimento em um momento de crescimento das doenças respiratórias, especialmente entre crianças. Com as novas vagas, a Capital já soma 111 leitos abertos ao longo do mês de maio.

No dia 2 de maio, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) inaugurou 38 leitos (20 de internação, 12 de observação e 6 de UTI). Já o Hospital Restinga e Extremo-Sul passou a disponibilizar mais 33 leitos (29 de internação pediátrica e quatro de observação na emergência).

Além dos três hospitais de atendimento ao público infantil, a capital gaúcha conta com o suporte do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital da Criança Conceição e uma emergência referenciada pela Regulação de Leitos da SMS no Hospital da Criança Santo Antônio.

Para evitar a superlotação da rede hospitalar, a orientação é que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária.

Botão Voltar ao topo