Gastronomia

Pudim de arroz com coco

Ingredientes:

Massa:
1/3 de xícara de Tio João Variedades Mundiais Arroz Sasanishiki – cozido
1 e ½ xícara de creme de leite fresco
200ml de leite de coco
2 ovos
2 gemas
½ xícara de leite
1 lata de leite condensado

Calda caramelada:
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de água

Calda de coco:
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
½ xícara de coco fresco ralado, queimado

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz conforme as instruções da embalagem, porém sem sal. Para fazer a calda caramelada, numa panela, leve o açúcar ao fogo baixo, até derreter e formar um caramelo. Aos poucos, à medida que o açúcar for caramelizando mais em algumas partes, jogue a água por cima até que a calda fique uniforme.

Transfira a calda para uma fôrma de pudim média. Com um pano de prato para não se queimar, gire a fôrma para cobrir o fundo e as laterais. Se precisar, use uma colher de pau para espalhar. Reserve.

Ferva 1 litro de água, que será usada para o banho-maria. Numa tigela, misture com um batedor de arame: ovos, gemas, leite, leite condensado, creme de leite, leite de coco e arroz em temperatura ambiente. Mexa bem e transfira para a fôrma com a calda caramelada.

Coloque uma assadeira retangular no forno pré-aquecido a 200˚C, regue com a água fervente e coloque a fôrma de pudim dentro dela para assar em banho-maria por 2h15.

Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Para ajudar a desenformar, se preciso, deixe o fundo da fôrma na chama do fogão. Misture os ingredientes da calda de coco e sirva com o pudim.

Tempo de descanso: 4h (para desenformar).

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo