BrasilNegócios

Retomada da economia gera mais de 4 mil novos empregos no RS

O setor de Serviços acumulou o maior saldo de novas vagas formais. Crescimento foi registrado em todo país.

O Brasil registrou, em maio, mais um mês com a alta na criação de vagas de emprego formal em todo o país. Foram mais de 277 mil novos postos de trabalho e o estado do Rio Grande do Sul registrou um resultado positivo de 4.275 novas oportunidades de trabalho.

Publicidade

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Governo Federal na terça-feira (28).

O setor de Serviços acolheu a maior parte desses postos: foram 2.871 vagas ofertadas aos trabalhadores. O Comércio aparece em segundo lugar com mais de 1.726 postos de emprego formal criados.

Acumulado do ano

As ações do Governo Federal para a retomada da economia após a pandemia da Covid-19 resultaram na abertura de 66 mil e 700 novas vagas de emprego, de janeiro a maio de 2022. Números que colocam o Rio Grande do Sul no sexto lugar do ranking nacional, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Os dados são positivos também em todo o país, quando mais de 1 milhão e 51 mil novas vagas de emprego foram abertas de janeiro a maio de 2022. Desde 2019, o Brasil abriu cerca de 4 milhões e 270 mil nova oportunidades para os trabalhadores.

Além do aumento no número de empregos formais, o Brasil registrou queda no número de desempregados, alcançando 9,4% em abril, a menor taxa em sete anos.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados na sexta-feira (24). A população empregada em abril chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, o maior patamar da série histórica, que iniciou em 2012.

Via
Secretaria Especial de Comunicação do Governo Federal
Fonte
SECOM - Presidência da República

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo