Gastronomia

Dia da Pizza: comemore o 10 de julho com uma receita saborosa

Muçarela, calabresa, abobrinha, portuguesa… São infinitas opções de sabores para quem aprecia uma bela pizza. Sua presença no mundo gastronômico é tão respeitável que, desde 1985, no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.

A primeira combinação famosa de massa, queijo e molho de tomate surgiu em 1889, durante uma visita da rainha Margherita à cidade italiana de Nápoles. Na ocasião, Raffaele Esposito encantou o reino ao preparar uma pizza saborosa e com as cores da bandeira da Itália, ao utilizar queijo (branco), manjericão (verde) e molho de tomate (vermelho). No Brasil, a pizza chegou com os primeiros imigrantes do país europeu no século XIX. Inicialmente consumida somente pela colônia italiana, o prato se popularizou nos anos 50 e, com isso, ganhou adaptações regionais, tornando-se um dos pratos mais adorados pelos brasileiros.

Hoje, a pizza já ganhou novas versões de formatos, como por exemplo, a pizza em cone, no formato de coração ou até mesmo quadrada. Os recheios vão desde os tradicionais até os vegetarianos e doces.

O que nem todos sabem é que a preparação da pizza é rica em umami – quinto gosto básico do paladar humano –, já que a maioria das preparações levam molho de tomate e queijos, que são ingredientes com alto teor de glutamato, aminoácido que confere o quinto gosto.  E para comemorar o Dia da Pizza em grande estilo, o Comitê Umami separou uma receita especial de pizza de quatro queijos. Afinal, tudo acaba em pizza!

PIZZA 4 QUEIJOS

INGREDIENTES
1 tablete de fermento biológico (15 g)
Meia colher (sopa) de açúcar
Meia xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de leite morno (200 ml)
2 colheres (sopa) de óleo
Meia colher (sopa) de sal
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (450 g)
Meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 g)

RECHEIO
2 xícaras (chá) de muçarela ralada (200 g)
Meia xícara (chá) de queijo gorgonzola picado (60 g)
1 bisnaga de requeijão culinário (250 g)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso (80 g)

MODO DE PREPARO
1- Em uma tigela, coloque o fermento e o açúcar, e mexa até dissolver. Junte a água, o leite, o óleo e o sal, e misture bem.
2- Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, e sove até obter uma massa lisa e homogênea.
3- Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora, ou até dobrar de volume.
4- Abra a massa em dois discos de 30 cm de diâmetro, espalhe metade da polpa de tomate em cada disco e leve-os ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos.
5- Distribua os queijos entre os dois discos, e volte-os ao forno quente por mais 10 minutos, ou até derreter a muçarela.
6- Retire do forno e sirva em seguida.

Dica: se preferir, substitua o gorgonzola por provolone.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Botão Voltar ao topo