CASANEWS

Cimento queimado em alta na decoração de ambientes

O cimento queimado tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos, graças à sua estética, versatilidade e economia. Trata-se, afinal, de um revestimento que pode ser aplicado no chão ou nas paredes, trazendo um toque rústico muito interessante.

Pode ser usado tanto em reformas de ambientes ou em projetos novos, quando já se prevê seu uso como acabamento em pisos na alvenaria.

Projeto Nina Abadjieff. Cimento queimado pode ser usado também em lavabos. Foto: Osvaldo Castro

Adepta do material, a arquiteta Nina Abadjieff conta como é feito o cimento queimado: “Nada mais é que um material feito com argamassa, areia e água. Feito este material, joga-se pó de cimento sobre ele ainda úmido. Após a secagem, tem-se esse aspecto rústico e peculiar que dá-se o nome de cimento queimado”.

O arquiteto Júnior Piacesi lembra que esse tipo de material pode apresentar trincas, mas não há motivos para preocupação. “Eu sempre falo com o cliente que o cimento queimado é um produto bastante artesanal. Pode ser que vejamos trincas, que é um aspecto normal, pois esse produto é realmente para pessoas que buscam um aspecto mais rústico e não querem uma coisa extremamente lisinha”, destaca.

Projeto da arquiteta Nina Abadjieff, o cimento queimado foi usado no teto e na parede e dá um ar cool a composição. Foto: Osvaldo Castro

Outro grande trunfo do cimento queimado, é o fato dele combinar com tudo. “É um acabamento curinga. Por ter cor neutra e ser um material simples vai bem com qualquer tipo de decoração, desde a mais despojada até a mais clássica”, explica Nina. E Júnior acrescenta: “Ele vai bem com tudo porque traz uma textura que gera aconchego e uma plástica muito interessante ao espaço”.

Existem vários tipos de cimento queimado. “O que é mais usado hoje na decoração são as tintas com o efeito de cimento queimado, pois trazem um toque especial para o ambiente. Caem muito bem nas paredes, já que no piso precisamos ter materiais mais resistentes”, salienta Nina.

Projeto do arquiteto Júnior Piacesi. Área gourmet com cimento queimado deixa o espaço extremamente contemporâneo. Foto: Gustavo Xavier

Sobre a limpeza do revestimento, Júnior afirma que não há segredos. “Depois que o cimento é feito, aplica-se resina ou verniz e a limpeza pode ser feita normalmente com vassoura ou aspirador, água e detergente, como ocorre com outros pisos” ensina o profissional. De acordo com os profissionais, a partir de um investimento de 70 reais é possível ter um lindo piso ou parede de cimento queimado. Ou seja, um ótimo custo benefício. Mas antes de investir é bom lembrar: mão de obra qualificada faz toda a diferença no resultado!

Botão Voltar ao topo