GeralNotícias

Mísseis russos atingem a Ucrânia; Reino Unido promete fornecer tanques

Nove pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas na cidade de Dnipro, no sudeste do país, onde um ataque de míssil russo destruiu parte de um prédio de apartamentos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, prometeu no sábado fornecer tanques e sistemas de artilharia à Ucrânia, em meio a novos ataques de mísseis de Moscou visando várias cidades ucranianas pela primeira vez em quase duas semanas.

Nove pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas na cidade de Dnipro, no sudeste do país, onde um ataque de míssil russo destruiu uma seção de um prédio de apartamentos, disse Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano.

Instalações de infraestrutura também foram atingidas na região oeste de Lviv e nas regiões de Ivano-Frankivsk, na região de Odesa no Mar Negro e no nordeste de Kharkiv. Kyiv, a capital, também foi alvo.

Sunak prometeu fornecer tanques Challenger 2 e outros sistemas de artilharia depois de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, no sábado, disse o escritório do líder britânico em Downing Street em um comunicado.

Dnipro, Ucrânia, sábado, 14 de janeiro de 2023 – A fumaça sobe depois que um foguete russo atingiu um prédio de vários andares, deixando muitas pessoas sob os escombros – Foto: Divulgação /Administração Regional do Dnipro

Não disse quando os tanques seriam entregues ou quantos. A mídia britânica informou que quatro tanques de batalha principais do Exército Britânico Challenger 2 serão enviados para a Europa Oriental imediatamente, com mais oito a seguir logo depois, sem citar fontes.

Zelenskyy twittou seus agradecimentos a Sunak no sábado “pelas decisões que não apenas nos fortalecerão no campo de batalha, mas também enviarão o sinal certo para outros parceiros”.

A Ucrânia tem procurado por meses ser abastecida com tanques mais pesados, incluindo os americanos Abrams e os tanques alemães Leopard 2, mas os líderes ocidentais têm pisado com cuidado.

A República Tcheca e a Polônia forneceram tanques T-72 da era soviética às forças ucranianas. A Polônia também expressou disposição para fornecer uma companhia de tanques Leopard, mas o presidente Andrzej Duda enfatizou durante sua recente visita à cidade ucraniana de Lviv que a mudança só seria possível como um elemento de uma coalizão internacional maior de ajuda de tanques a Kyiv.

Ucranianos choram mortes causadas por mísseis russos – Dnipro, Ucrânia, sábado, 14 de janeiro de 2023 – Foto: Divulgação /Administração Regional do Dnipro

No início deste mês, a França disse que enviaria veículos de combate blindados AMX-10 RC para a Ucrânia, designados como “tanques leves” em francês. Os EUA e a Alemanha anunciaram na mesma semana que enviariam veículos de combate Bradley e veículos blindados Marder, respectivamente, pela primeira vez.

O anúncio de Sunak veio quando as forças russas dispararam mísseis contra Kyiv e outras partes da Ucrânia no sábado, na primeira grande barragem em dias.

Em Dnipro, equipes de resgate estavam usando um guindaste para tentar evacuar as pessoas presas nos andares superiores do prédio, algumas das quais sinalizavam com lanternas em seus telefones celulares, disse Tymoshenko ao Telegram. Ele também disse que provavelmente havia pessoas sob os escombros.

Na região nordeste de Kharkiv, o governador Oleh Syniehubov disse que dois mísseis russos atingiram um objeto de infraestrutura novamente na tarde de sábado, após um ataque semelhante na manhã. Na cidade de Kharkiv, o metrô suspendeu as operações em meio aos ataques, de acordo com seu canal Telegram.

Mortes na Ucrância – Dnipro, Ucrânia, sábado, 14 de janeiro de 2023 – Foto: Divulgação /Administração Regional do Dnipro

Outra instalação de infraestrutura foi atingida na região oeste de Lviv, de acordo com o governador Maksym Kozytskyi.

Os sistemas de defesa aérea também foram ativados em outras regiões da Ucrânia e, quando outra rodada de sirenes de ataque aéreo soou em todo o país à tarde, autoridades regionais pediram aos residentes locais que procurassem abrigo.

Vitali Kim, governador da região sul de Mykolaiv, deu a entender em um post no Telegram que alguns mísseis foram interceptados em sua província.

O comandante militar Valeri Zaluzhny disse que a Rússia disparou 33 mísseis de cruzeiro no sábado, dos quais 21 foram abatidos.

No início do dia, explosões também abalaram a capital, Kyiv. As explosões ocorreram antes das sirenes aéreas soarem, o que é incomum. É provável que as explosões tenham ocorrido antes das sirenes de alerta porque o ataque foi feito por mísseis balísticos, que são mais rápidos que mísseis de cruzeiro ou drones.

De acordo com o porta-voz da força aérea ucraniana, Yurii Ihnat, a Rússia atacou Kyiv com mísseis balísticos voando do norte.

“Não é fácil para nós detectar e abater a balística”, disse ele à mídia local. O alerta sobre a ameaça de mísseis foi tardio devido à falta de dados de radar e informações de outras fontes.

Um alvo de infraestrutura foi atingido no ataque de mísseis matinal, segundo autoridades ucranianas.

Explosões foram ouvidas no distrito de Dniprovskyi, uma área residencial na margem esquerda do rio Dnieper, disse o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko. Klitschko também disse que fragmentos de um míssil caíram em uma área não residencial no distrito de Holosiivskyi, na margem direita, e um incêndio ocorreu brevemente em um prédio lá. Nenhuma vítima foi relatada até agora.

Este foi o primeiro ataque à capital ucraniana desde 1º de janeiro.

Na manhã de sábado, dois mísseis russos atingiram Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Os ataques com mísseis S-300 tiveram como alvo “objetos energéticos e industriais de Kharkiv e da região (periférica)”, disse o governador Syniehubov. Nenhuma vítima foi relatada, mas cortes de energia de emergência na cidade e outros assentamentos da região são possíveis, disse o funcionário.

Na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, onde os combates são mais intensos, três pessoas foram mortas em ataques de artilharia russa no sábado, disse o prefeito Vitalii Barabash. Uma pessoa morreu em um ataque com foguete em Kryvyi Rih, na região de Dnipropetrovsk, disse Reznichenko.

Os ataques seguem relatos conflitantes sobre o destino da cidade de mineração de sal ferozmente contestada de Soledar, no leste da Ucrânia em apuros. A Rússia afirma que suas forças capturaram a cidade, um acontecimento que marcaria uma rara vitória para o Kremlin após uma série de reveses humilhantes no campo de batalha.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, disse no sábado que as “batalhas ferozes por Soledar continuam”.

Moscou pintou a batalha pela cidade e a cidade vizinha de Bakhmut como a chave para capturar a região leste de Donbass, que compreende as regiões parcialmente ocupadas de Donetsk e Luhansk, e como uma forma de esmagar as melhores forças ucranianas e impedi-las de lançando contra-ataques em outros lugares.

Mas isso afeta os dois lados, já que a Ucrânia diz que sua defesa feroz das fortalezas do leste ajudou a prender as forças russas. Autoridades e analistas ocidentais dizem que a importância das duas cidades é mais simbólica do que estratégica.

Botão Voltar ao topo