CASANEWS

O ABC dos quartos infantis

A arquiteta Camila Amabile desenvolve projetos de arquitetura infantil com check-list completo

Uma parte essencial da casa é o quarto das crianças. É onde brincam, dormem, leem e afloram a criatividade. Um ambiente só deles para explorar e para imprimir suas personalidades. Com tantas opções de decoração, quais são os elementos primordiais para um quarto infantil?

Comecemos pelo básico: o tom do ambiente. Nem só de rosa e azul vive a paleta das crianças. Verde, lilás, amarelo e até mesmo o branco são as novas cores favoritas para esse tipo de projeto.

Foto: Divulgação

Para bebês, as tonalidades mais neutras são as preferidas, já que transmitem sensações de tranquilidade, serenidade e, claro, são uma ajudinha extra bem-vinda pelos papais que se preocupam com o sono dos pequenos. Conforme vão crescendo, e ganhando personalidade, as cores mais vivas vão ganhando mais espaço nos ambientes.

Se tem uma figurinha carimbada que marca presença na maioria dos quartos de criança é o papel de parede. Os infantis são particularmente os mais encantadores e podem ser achados com estampas de circo, dinossauro, zoológico, princesa e muitas outras temáticas. É um toque especial e que traz muito charme para o ambiente.

Ainda que o espaço seja pequeno, sempre cabe uma decoração, e aí que entram os nichos e prateleiras. Claro que podem também servir para itens mais práticos do dia a dia como fraldas e lencinhos, mas é uma alternativa bacana para enfeitar.

É indispensável que o quarto tenha lugares para armazenar as coisas das crianças, seja um armário, uma cômoda ou até os dois. Roupas, calçados, mantas e brinquedos, tudo em um só lugar.

Nesse projeto, a arquiteta Camila Amabile aplica o tom de branco como dominante no ambiente com toques sutis de bege no mobiliário. A vida do projeto ficou por conta do papel de parede colorido, estampado com animais em uma parede e de bolinhas em outra. A poltrona de amamentação é um item essencial para o quarto de bebê, é nela que as mamães amamentam os pequenos, então o móvel precisa ser confortável.

Já nesse, de uma criança mais velha, o rosa é o centro do quarto. A iluminação também é um show à parte, é o que dá um toque aconchegante e agradável. Nas prateleiras, as decorações são formadas pelos brinquedos da pequena moradora.

Camila Amabile
Instagram: camilaamabilearquitetura

Botão Voltar ao topo