NotíciasRio Grande do SulSaúde

Hospital Centenário realiza captação de órgãos

O procedimento foi realizado na madrugada desta sexta-feira, dia 10, pelas equipes da Santa Casa e do Hospital de Clínicas com apoio do bloco cirúrgico do Centenário. Após comprovada a morte encefálica de um homem de 39 anos, os seus rins, córneas e fígado foram removidos e encaminhados para um paciente da fila de espera. Para os pulmões e coração não foram encontradas pessoas compatíveis.

A presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, reforça o papel da instituição diante de situações como essa. “Entendemos que é uma decisão que precisa ser tomada pela família em um momento de extrema dor, a perda de um ente querido. Contudo, ao intermediar o processo de doação de órgãos, a instituição está cumprindo seu papel possibilitando que outras vidas possam ser salvas”, coloca.

A viúva do doador agradeceu o apoio recebido. “Mesmo nesse momento difícil, estou com o coração leve e grata por ter tido a oportunidade de poder salvar muitas vidas. Obrigada por tudo o que fizeram por ele, sei que foi bem cuidado por vocês.

Essa foi a primeira captação do ano ocorrida no Centenário. Em 2022, foram sete protocolos e três captações. A instituição realiza anualmente campanhas de estímulo e conscientização sobre a doação de órgãos. No ano passado, uma caminhada na Rua Independência contou com a presença de profissionais da saúde que levaram informações sobre o processo de captação de órgãos realizado pelo hospital.

Aspectos da captação de órgãos para transplante

A captação de órgãos para transplante é o processo pelo qual os órgãos são coletados de doadores e preparados para serem transplantados em pacientes que precisam de um órgão para sobreviver ou melhorar sua qualidade de vida. A captação de órgãos é realizada por equipes especializadas, geralmente compostas por médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

A doação de órgãos pode ser feita de várias maneiras, incluindo doação após morte encefálica (quando o cérebro deixa de funcionar, mas o coração ainda está batendo), doação por morte cardíaca (quando o coração para de bater) ou doação viva (quando o órgão é doado por uma pessoa que está viva).

A captação de órgãos é um processo complexo e delicado, que requer habilidade e cuidado para garantir que os órgãos sejam preservados e preparados de forma adequada para o transplante. Além disso, é importante respeitar as leis e regulamentos locais para a doação de órgãos e ter em mente o bem-estar do paciente em todos os momentos.

Botão Voltar ao topo