GastronomiaSanta Catarina

Federação Mundial de Concursos Cervejeiros é criada em Blumenau

Uma reunião envolvendo representantes dos principais concursos cervejeiros do mundo, realizada no último domingo (05), em Blumenau (SC), foi marcada pela criação de uma Federação Internacional do setor.

Publicidade

O evento foi o primeiro da Semana da Cerveja Brasileira, que também inclui o Festival, o Concurso, a Feira, o Congresso Internacional e a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira. Eles seguem até 11 de março, no parque Vila Germânica, em Blumenau (SC) – reconhecida como a Capital Brasileira da Cerveja.

Logomarca da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros

“O encontro contou com representantes dos principais certames do segmento – especialistas da Itália, Colômbia, México, Bélgica, Japão, Alemanha, Argentina, Polônia e Paraguai”, explicou Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), organizadora da Semana.

Publicidade

A discussão, realizada no plenário da Câmara de Vereadores do município, envolveu, principalmente, a criação de um padrão de excelência, uniformidade e confiabilidade destes concursos, além de políticas conjuntas que contemplam distribuição, exportação e divulgação em comum.

Foto por: Daniel Zimmermann

Segundo o italiano Andrea Turco, trata-se de uma iniciativa promissora. “É um primeiro passo para uma grande expansão de mercado”, comentou. O polonês Marek Karminski ressalta o potencial de avanços decorrentes da criação da Federação. ”O respeito pela qualidade das cervejas artesanais é o principal objetivo. A bebida tem características de cada país onde é produzida, que precisam ser difundidas ao máximo”. O próximo encontro deve ser realizado em cerca de 60 dias.

Comenda da Cerveja Brasileira- O domingo também teve como destaque a segunda edição deste reconhecimento. Realizado na casa de eventos Moinho do Vale, desta vez teve como agraciados o belga Luc de Raedemaeker, a estadunidense Molly Browning e os brasileiros Fabiana Bontempo (MG), Alexandre Bazzo (SP) e Daniel Wolff (PR), todos referencias da cadeia produtiva da cerveja.

Botão Voltar ao topo