CASANEWS

Erros básicos que podem comprometer sua obra

Engenheiro dá dicas para evitar prejuízos com a reforma ou construção da casa própria

Quem decide reformar ou construir sabe que precisa ter paciência, planejamento e organização para enfrentar os desafios da obra. E nada mais desagradável do que descobrir, depois de tudo pronto, que a casa ou o apartamento ficou com erros básicos que prejudicam a qualidade de vida dos moradores. O engenheiro Matheus Moura, da Construtora Vizotto Moura, afirma que muitos desses erros são comuns e podem ser facilmente evitados com alguns cuidados.

Uma das recomendações do engenheiro é solicitar um topógrafo para realizar as medidas adequadas do terreno e do alinhamento da obra. “É um erro grave construir sem demarcar o terreno de forma correta, pois isso pode causar grandes prejuízos financeiros e uma burocracia com a alteração na documentação do imóvel”, esclarece.

Alguns erros básicos podem ser evitados com o acompanhamento de um engenheiro – Foto por: Deyangeorgiev

Contrate um profissional para fazer as medições do terreno

Um problema que o proprietário pode enfrentar é a falta de uma verificação adequada do alinhamento. “Se o alinhamento não está correto, você tem paredes com medidas diferentes e ambientes que podem ficar ‘desalinhados’. Isso se torna muito evidente na hora de colocar o piso”, diz.

Cuidado com a água

Outro problema frequente em vários imóveis e que causa danos irreversíveis é descuidar da impermeabilização de vigas baldrames (da fundação), piscinas e áreas úmidas. “Se o encarregado da obra não impermeabilizar as vigas, a umidade sobe pelas paredes e cria uma grande dificuldade para o morador, porque não tem como reparar isso depois da casa ficar pronta. É importante usar produtos de qualidade porque este é o tipo de economia que traz um prejuízo imensurável”, afirma.

Telhado

O responsável por uma obra deve estar atento ao sistema coletor de água. O mal dimensionamento das calhas e rufos, que direcionam a água para a saída pluvial, pode fazer com que ela retorne para o telhado. “A água é um dos maiores problemas de uma construção. Então a partir do momento que você tem água em algum ponto não preparado para recebê-la, ela vai encontrar um caminho para passar e vai te dar muita dor de cabeça”, orienta o engenheiro.

Nivelamento

Negligenciar as alturas e quedas dentro de uma casa também cria problemas na hora de nivelar o piso. Banheiros, áreas molhadas e sacadas precisam estar num nível mais baixo que o resto da casa para evitar que um eventual acúmulo de água se espalhe. “Normalmente a gente deixa dois centímetros menor que o nível da casa. Mas, ainda assim, temos que nivelar o piso dessas áreas para direcionar a água para os ralos. Quando isso não é feito, a água empoça em um determinado local, um erro inadmissível que pode ser evitado com uma supervisão simples”, afirma.

Moura explica que todas essas falhas podem ser evitadas com medidas simples que incluem o uso de materiais de qualidade, no caso da impermeabilização, a contratação de um topógrafo para checar as medidas corretas e um acompanhamento de perto do andamento dos trabalhos. “Essa supervisão é feita pelo engenheiro responsável pela obra, por isso a contratação de uma construtora para a execução do projeto oferece menos riscos. No caso onde não haja uma construtora envolvida, a checagem cabe ao mestre de obras, junto com o engenheiro responsável”, completa.

Cinco erros

  • Medir o terreno incorretamente
  • Não conferir o esquadro da obra
  • Deixar de impermeabilizar vigas da fundação, áreas molhadas e piscina
  • Fazer um mal dimensionamento de rufos e calhas
  • Nivelar incorretamente áreas molhadas

Além disso, um dos piores erros que se pode cometer ao iniciar uma construção é comprar material de baixa qualidade. Isso pode causar grandes prejuízos no futuro e comprometer a segurança da sua família. É importante escolher materiais de boa procedência e que atendam às normas técnicas.

Botão Voltar ao topo