EmpregoGeralTecnologia & Inovação

Unisinos lidera ranking de inovação no Sul do Brasil

Universidade se destaca na categoria Ensino e Pesquisa pelo trabalho de qualidade em pesquisa, extensão e parceria com o ecossistema de inovação

A Unisinos é a instituição mais inovadora do Sul do Brasil na categoria especial Ensino e Pesquisa, segundo o ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã. A premiação reconhece as 50 companhias que mais investem em inovação na região, com base em uma metodologia desenvolvida pelo IXL Center, de Cambridge, MS, USA. A 19ª edição do ranking foi divulgada em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (14), no Instituto Caldeira.

Publicidade

O reitor Pe. Sergio Mariucci celebra o prêmio como um reflexo da atuação da Universidade, que busca gerar conhecimento novo e impacto social por meio da pesquisa, do ensino e da extensão. “Esse reconhecimento da Unisinos como instituição inovadora expressa a forte conexão entre pesquisa e fortalecimento do ecossistema de inovação. Também reforça o papel da Universidade para assegurar processos sólidos de inovação”, afirma.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes, destaca que a inovação tecnológica, social e ambiental é fomentada e desenvolvida em todas as áreas e níveis de ensino da Unisinos. “É por meio da geração de conhecimento novo e da promoção do diálogo entre as áreas e os níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado) que investimos nossas energias na melhoria das condições de vida em todas as suas formas de expressão e habitat”, pontua.

Publicidade

A Unisinos conta com 66 linhas de pesquisa, que orientam o desenvolvimento de práticas de inovação do conhecimento nos programas de pós-graduação. Além disso, há 89 grupos de pesquisa responsáveis pela produção e pela transmissão do conhecimento para a sociedade. Atualmente, há mais de 400 projetos de pesquisa em andamento, com mais de 4 mil pessoas envolvidas, entre alunos, docentes, bolsistas, participantes externos, egressos e pós-doutores.

Parceria com o ecossistema de inovação

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, ressalta que a premiação reflete o posicionamento da Universidade diante das novas demandas em relação ao papel que desempenha em sociedade. “A inovação se torna um imperativo neste caminho, que passa pelo equilíbrio dinâmico entre a manutenção da excelência acadêmica e o trabalho colaborativo com diversos públicos de interesse”, analisa.

O Tecnosinos é um exemplo dessa parceria entre a Universidade e o ecossistema de inovação. Criado há mais de duas décadas e sediado na Unisinos, o Parque Tecnológico São Leopoldo é um ambiente de inovação que potencializa o empreendedorismo inovador. O Tecnosinos estimula novas economias na área de tecnologia e auxilia o desenvolvimento sustentável da região, gerando empregos diretos de alto valor, aumento da arrecadação e consolidação de uma cultura empreendedora.

Incentivo ao empreendedorismo de base científica

Prêmio Roser

A Unisinos também promove o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação, uma das maratonas mais desafiadoras de empreendedorismo, que tem o objetivo de impulsionar a criação de iniciativas por meio de projetos de pesquisa. A competição incentiva jovens a transformar suas ideias em soluções para o mercado.

O prêmio é direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Universidade e de empresas do Parque Tecnológico. O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unitec e do Tecnosinos.

Parceria com SebraeX

Em constante movimento, o Parque Tecnológico São Leopoldo busca estreitar a relação entre o conhecimento gerado na Universidade e o empreendedorismo inovador. Um exemplo desse esforço é a parceria estabelecida com o SebraeX, que prevê a realização de uma série de capacitações e projetos ao longo de 2023 que irão potencializar o desenvolvimento de novas startups e empresas de base tecnológica, ampliando o suporte e os serviços ofertados para as incubadas.

Uma das primeiras ações, fruto desta parceria, é o evento TecXp TECNOSINOS – Powered by SebraeX. Voltado para estudantes, o hackathon promove uma maratona de inovação em dois dias de competição.

Sobre o ranking Campeãs da Inovação

O ranking Campeãs da Inovação utiliza o Innovation Management Index, metodologia do Gimi – Global Innovation Management Institute – organização global sem fins lucrativos criada por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação de vários países. O ranking avalia as empresas do Sul do Brasil em quatro dimensões: estratégia, processo, organização e cultura, e resultados.

Botão Voltar ao topo