Geral

Porto Alegre – Vacinação e atendimento de saúde chegam aos bairros em ônibus

Unidade móvel oferece serviços gratuitos de segunda a quinta-feira em quatro regiões da cidade

Porto Alegre/RS – Os moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta, Humaitá e Anchieta terão uma oportunidade de cuidar da saúde sem sair de perto de casa. Uma unidade móvel de saúde vai circular por essas regiões durante a semana, oferecendo vacinação contra a Covid-19 e outros serviços gratuitos.

Primeira, segunda e terceira doses para todos

A unidade móvel é um ônibus adaptado que funciona como um mini posto de saúde. A bordo dele, é possível receber a primeira, a segunda ou a terceira dose da vacina contra a Covid-19, para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A vacinação é uma das principais formas de prevenir a doença e reduzir as chances de complicações graves.

Além da vacinação, a unidade móvel também oferece consultas médicas e de enfermagem, coleta de exames para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. As gestantes podem fazer o pré-natal e os bebês podem passar pela puericultura. Quem quiser também pode fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas.

Confira o roteiro da unidade móvel

A unidade móvel funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, em locais diferentes. Nesta segunda-feira, 17, o ônibus estaciona em frente à Madeireira da Vera, na Estrada das Quirinas, 4495, no bairro Lomba do Pinheiro. Na terça-feira, 18, o endereço é o Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, na avenida Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha, no bairro Floresta. Na quarta-feira, 19, a unidade móvel vai para a avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, no bairro Humaitá. E na quinta-feira, 20, o atendimento será na Associação dos Moradores da Vila Dique, na avenida Dique, 855, no bairro Anchieta.

Na sexta-feira, 21, não haverá atendimento. A unidade móvel retoma as atividades na semana seguinte em outros bairros.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O objetivo é facilitar o acesso à saúde e aumentar o percentual de imunizados na cidade.

Botão Voltar ao topo