EmpregoGeralNegóciosNotícias

Têxteis temem novo revés no Brasil

Proposta do governo pode aumentar custos e gerar desemprego

A indústria têxtil brasileira teme um novo revés com a proposta do governo de impor um direito antidumping nas importações de fios de poliéster texturizado. A medida, se concretizada, aumentaria os custos de produção para as malharias, tecelagens e confecções brasileiras, o que poderia levar à demissão de milhares de trabalhadores.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex), José Altino Comper, a produção nacional de fios de poliéster é insuficiente para atender à demanda interna. Hoje, o Brasil produz cerca de 80 mil toneladas por ano, enquanto o consumo é de mais de 300 mil toneladas. Isso significa que o país precisa importar cerca de 220 mil toneladas de fios de poliéster por ano.

O direito antidumping é uma medida protecionista que visa a proteger a indústria nacional de importações realizadas a preços abaixo do custo de produção. No caso dos fios de poliéster, o Sintex argumenta que não há dumping, já que o preço de importação é equivalente ao custo de produção.

A proposta do governo foi criticada por representantes da indústria têxtil, que afirmam que a medida irá gerar desemprego e aumentar os preços para os consumidores. O Sintex estima que a medida pode levar à demissão de mais de 1 milhão de trabalhadores na indústria têxtil.

O governo ainda não se manifestou sobre as críticas da indústria têxtil. A medida ainda precisa ser analisada pelo Ministério da Economia e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Impactos da medida

A medida do governo tem o potencial de causar um grande impacto negativo na indústria têxtil brasileira. Os principais impactos incluem:

  • Aumento dos custos de produção: a medida aumentaria os custos de produção para as malharias, tecelagens e confecções brasileiras, o que poderia levar à demissão de milhares de trabalhadores.
  • Aumento dos preços para os consumidores: a medida aumentaria os preços para os consumidores, já que as empresas teriam que repassar os custos adicionais para os preços de venda.
  • Perda de competitividade: a medida tornaria as empresas brasileiras menos competitivas no mercado internacional, já que elas teriam que pagar mais caro pelos insumos.

A indústria têxtil brasileira é uma das mais importantes do país. Ela gera cerca de 1,5 milhão de empregos e representa cerca de 2% do PIB brasileiro. A medida do governo pode ter um impacto devastador na indústria têxtil e na economia brasileira como um todo.

Botão Voltar ao topo