EducaçãoGeralNotícias

UFRGS abre inscrições para estudantes indígenas

Inscrições abertas para PSEI 2024, que conta agora com o aumento no número de vagas disponíveis para estudantes indígenas em cursos de graduação.

A partir de hoje, 13 de novembro, até o dia 11 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas (PSEI 2024). Este processo seletivo oferece 20 vagas suplementares para estudantes indígenas de todo o país que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas.

Em comparação com as edições anteriores, o número de vagas disponíveis dobrou, proporcionando duas oportunidades por curso de graduação. Anteriormente, eram oferecidas apenas 10 vagas, uma por curso. Para mais detalhes sobre as vagas disponíveis, consulte o Edital no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse).

Para se candidatar a uma das vagas do PSEI, é necessário apresentar uma autodeclaração étnico-racial indígena, que deve ser preenchida, assinada e validada por líderes da comunidade ou representações institucionais. O modelo para esta declaração estará disponível no Manual do Candidato.

A prova de seleção será aplicada no dia 13 de janeiro de 2024, nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo. Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação necessária para o ingresso através do Portal do Candidato, entre os dias 24 e 30 de janeiro. As matrículas online serão realizadas nos dias 5 e 6 de março, e o início das aulas está previsto para o dia 18 de março de 2024.

Botão Voltar ao topo