Gastronomia

Vigilantes do Peso monta cardápio para o Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e a hora de preparar aquele almoço especial, para quem gosta de mimar a mãe com aquele almoço caseiro. Pensando nisso, o Vigilantes do Peso preparou uma sugestão de cardápio completo com opções gostosas e especiais para quem quer comer bem e não quer sair da dieta.

ENTRADA
Salada com frango, morangos e queijo ao vinagrete
Porções: 4
Tempo total: 15 min.
Perfeito para um almoço light de fim de semana. Vá ao mercado de hortifrúti ou feiras para obter os legumes e verduras mais frescos possível para apresentar essa salada de sabor delicado.

Ingredientes
2 C.S. de água, morna
2 C.S. de alecrim fresco, amassado
1 C.S. de vinagre de vinho branco
1 C.S. de molho mostarda e mel
1 C.S. de mel
¾ de c.c. de sal marinho
1/8 de c.c. de pimenta-do-reino preta, moída
2 C.S. de azeite de oliva extra virgem
6 xíc. de alface ou mix de folhas verdes
360 g de peito de frango, cozido, em tiras
1 xí de cebola-roxa, em rodelas
12 morangos, fatiados
½ xíc. de queijo de cabra em cubos (ou um queijo branco)
2 C.S. de cebolinha, picada

Modo de Preparo
1. Em uma tigela média, misture a água, o alecrim, o vinagre, o molho de mostarda, o mel, o sal e a pimenta. Lentamente, acrescente o azeite. Reserve o vinagrete.
2. Quando estiver na hora de servir, em uma tigela grande, misture as folhas, o frango e a cebola; misture gentilmente o vinagrete, os morangos, o queijo e a cebolinha.
3. Porção: 3 xíc. de salada.
Dica: O vinagrete pode ser feito dias antes – armazene na geladeira tampado, e no dia, deixe à temperatura ambiente e misture antes de servir.

PRATO PRINCIPAL
Macarrão gratinado com brócolis e ricota
Porções: 4
Tempo total: 60 min.
Esse macarrão gratinado é super cremoso e bonito. Funciona como um ótimo acompanhamento ou um prato principal sem carne.

Ingredientes
800 g de macarrão integral (penne, parafuso, cotovelo ou gravatinha)
1 c.c. de azeite de oliva extravirgem
1 cebola pequena, bem picada
1 xíc. de tomates-uva, cortados ao meio
1 dentes de alho, amassados
3 xíc. de brócolis
240 g de queijo ricota light
¼ de xic. de folhas de manjericão, picadas
½ c.c. de sal
¼ de c.c. de pimenta-do-reino preta, moída
¼ de xíc. de queijo mozarela light
2 C.S. de queijo parmesão light ralado

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 200 °C.
2. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
3. Enquanto isso, em uma frigideira grande antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio; refogue a cebola, mexendo ocasionalmente, até dourar, por cerca de 5 minutos. Acrescente os tomates e o alho; cozinhe, mexendo com frequência, até que os tomates estarem macios, por cerca de 3 minutos.
4. Adicione o brócolis; cozinhe, mexendo, até ficar macio, por mais 3 minutos. Retire do fogo.
5. Com uma colher, transfira o macarrão para a frigideira e misture. Transfira para um tabuleiro e misture a ricota, o manjericão, o sal e a pimenta. Por cima, adicione o queijo mozarela e o parmesão.
6. Asse até começar a borbulhar nos cantos e por cima esteja levemente dourado, por cerca de 15 a 20 minutos.
7. Porção: 1 xíc.

SOBREMESA
Flan de Café com Amêndoas
Porções: 4
Tempo de preparo: 1h 30 min (+ 4 h na geladeira)

Ingredientes
1/3 de xíc. + 2 C.S. de açúcar
3 C.S. de água
½ xíc. de creme de leite light
½ xíc. de leite desnatado
2 c.c. de café expresso em pó
2 ovos
¼ de c.c. de extrato de amêndoa ou de baunilha
1 pitada de canela
2 C.S. de amêndoas fatiadas, tostadas

Modo de Preparo
1- Preaqueça o forno a 160 °C.
2- Em uma panela pequena, junte 1/3 de xíc. de açúcar e água. Cozinhe sobre fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar se dissolva; deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe sem mexer, escovando as bordas da panela com um pincel de cozinha umedecido com água fria nos primeiros minutos de cozimento. Continue cozinhando, girando a panela, até que o caramelo esteja com uma cor âmbar escuro, por cerca de 6-8 minutos. Imediatamente despeje igualmente a calda nos ramekins; gire-os para cobrir os fundos e metade da altura das laterais. Refrigere por cerca de 10 minutos.
3- Enquanto isso, misture o creme de leite com o leite. Em uma panela média, aqueça a mistura de creme de leite e adicione o expresso até que se formem bolhas ao redor da panela. Em uma tigela média misture os ovos, o restante do açúcar, o extrato de amêndoas, e a canela. Retire a panela do fogo; aos poucos, incorpore a mistura de creme de leite na mistura de ovo. Retorne a mistura à panela e cozinhe sobre fogo médio, mexendo constantemente, até engrossar, por cerca de 3 minutos. Passe o creme por uma peneira, despejando-o em uma tigela média.
4- Divida o creme igualmente entre os ramekins. Transfira os ramekins para um tabuleiro. Leve ao forno e adicione água quente o suficiente para cobrir até a metade do ramekin. Asse até que o creme esteja firme ao redor e macio no centro, por cerca de 35-40 minutos. Com cuidado, remova os ramekins do tabuleiro e deixe-os esfriar por 30 minutos. Cubra e refrigere até ficarem firmes, por pelo menos 4 horas ou até 1 dia.
5- Para servir, passe uma faca fina pelas bordas do ramekin. Em um prato, vire o ramekin; com uma colher, raspe a calda sobre os flans. Por cima, adicione as amêndoas.

Botão Voltar ao topo