CASANEWS

Todeschini dá dicas para uso da madeira na decoração

Madeira natural: fique por dentro dessa tendência de decoração

A madeira sempre foi um elemento muito presente na decoração de todos os ambientes da casa. Mesas, camas, armários e estantes costumam ser de madeira, e esse é um material clássico e versátil, que sempre se reinventa.

Atualmente, uma grande tendência na decoração é o uso da madeira crua, ou seja, uma madeira mais natural, que mantém algumas imperfeições para dar um toque único à peça, além de deixá-la com mais personalidade.

Como é a madeira crua?

A madeira mais polida e trabalhada é um material elegante, enquanto a madeira crua é um material que é mais moderno e, ao mesmo tempo, acolhedor.

A madeira crua pode ser encontrada em vários tons, desde os mais claros até os mais escuros — tudo dependerá do tipo de árvore que deu origem à peça. Também há uma tendência de acrescentar cores que não são naturais, como tons acinzentados, o que confere um toque de estilo e personalização.

A madeira crua é um material com ótimo efeito visual e textura interessante. Ela é fácil de limpar e de preservar, sendo o principal cuidado a necessidade de mantê-la longe da umidade, pois isso deteriora a peça facilmente.

Qual o efeito obtido?

A madeira crua é muito popular em decorações de estilo mais rústico. No entanto, é possível compor vários tipos de ambiente utilizando esse tipo de acabamento, principalmente se ele estiver presente nos detalhes.

Por exemplo, madeiras claras ficam ótimas em decorações mais modernas, como em armários da cozinha e acabamentos de parede.

Madeira crua em tons escuros traz um ar natural e campestre, enquanto a madeira clara é um pouco mais versátil, e é ótima para ambientes pequenos, pois a tonalidade deixa o cômodo mais espaçoso e iluminado.

Para quem quer aderir à tendência sem fazer muitas modificações, é possível utilizar prateleiras de madeira na casa, ou mesmo objetos decorativos, como molduras de fotos, tábuas de servir petiscos etc.

Como combinar a madeira crua?

A madeira crua é um elemento fácil de inserir na decoração, por ser algo relativamente neutro, mas com um toque de personalidade. Ela pode ser utilizada, inclusive, em conjunto com outros tipos de acabamento, como a madeira polida e a madeira de demolição, uma tendência em anos anteriores.

A madeira crua combina facilmente com cores neutras, como branco, preto e cinza, com cores pastel e com alguns materiais, como metais, mármores e granitos.

Na cozinha, você pode utilizá-la não somente em armários, mas também em mesas e cadeiras. Ela dará um ar mais informal e retrô ao ambiente, o que acrescenta bastante charme sem deixar o visual pesado.

No quarto, uma cabeceira de madeira pode ser uma boa ideia para criar um interesse visual na região da cama, sem precisar se preocupar em combinar com as cores já existentes no ambiente.

No escritório, você pode incorporar uma mesa de madeira crua em tons claros, o que ajuda a deixar o ambiente mais iluminado.

A sala é o local em que a versatilidade da madeira crua mais pode brilhar, pois você pode usá-la em prateleiras, estantes, mesas, cadeiras, nichos, cristaleira, bar, e até como piso ou acabamento de parede.

A madeira também é bem-vinda no banheiro, mas é preciso tomar alguns cuidados para que a umidade desse cômodo não acabe estragando o material.

Que cuidados tomar com a madeira?

Na hora de comprar seus móveis de madeira crua, ou mesmo construí-los em casa, é preciso tomar algumas precauções.

Enquanto mesinhas de centro, cabeceiras e revestimentos de parede podem ser feitos com compensado, uma madeira mais fina e menos resistente, os móveis que suportam um peso maior precisam ser de materiais reforçados.

O ideal é o pinus, tipo de madeira clara e de boa resistência. O pinus origina-se do pinheiro, árvore típica do hemisfério norte, cujo uso tem crescido em nosso país nos últimos anos.

Ele é bastante utilizado pela indústria de móveis na fabricação de camas, armários e mesas por ter uma boa durabilidade e um custo-benefício interessante.

Os produtos mais baratos utilizam o pinus na parte que precisa ser mais reforçada, e o MDF nas demais partes, como portas e tampos.

Para fazer a conservação das peças de pinus e de madeiras cruas em geral, basta evitar umidade e contato com gordura. A limpeza deve ser feita cuidadosamente com o espanador de pó, ou um pano úmido, nunca molhado.

Ao contrário das madeiras com acabamento brilhante, deve-se evitar produtos, como o lustra móveis, pois ele acaba retirando as características naturais, que são o charme da peça.

Quais os tipos de madeira usados?

Há vários tipos de cores e texturas quando falamos de madeira natural. Confira, agora, algumas das árvores que dão origem às madeiras cruas mais populares.

Pinus

Conforme já falamos, a madeira originada do pinheiro é clara, suporta bastante peso, tem um bom custo e é relativamente fácil de ser trabalhada. Sua durabilidade é média.

Itaúba

A itaúba é uma árvore comum nos trópicos, cuja madeira tem uma coloração média. Com ótima durabilidade, é mais utilizada na região norte do país e nas Guianas, e apresenta excelente resistência natural contra fungos e cupins.

Madeira Cedro – Foto por: krisprahl

Cedro

O cedro é uma árvore nativa de toda a América do Sul, e sua madeira é de tom médio. Além de ser fácil de encontrar, também é a mais fácil de ser trabalhada na marcenaria. Sua resistência e sua durabilidade são médias.

Cumaru

É uma madeira escura de excelente duração, que não pode ser corroída por agentes naturais; por ser tão resistente, é mais difícil de ser trabalhada. A árvore que dá origem a essa madeira atinge 30 metros de altura.

Jacarandá

Também conhecido como pau-ferro, o jacarandá é originário do centro-oeste do Brasil. Sua madeira é avermelhada e tem um cheiro típico, bastante agradável. É muito utilizado no artesanato e tem ótima durabilidade.

A madeira crua é um elemento fácil de ser utilizado em toda a casa, não importa se seu estilo é mais tradicional, rústico ou moderno. Ela complementa bem qualquer ambiente, e só deve ser evitada nas áreas externas.

Botão Voltar ao topo